O Governo Federal solicitou que todas as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) voltem a realizar o agendamento de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de maneira manual. A alegação é que a plataforma online não funciona como deveria, situação que tem emperrado a aquisição do documento. Apesar de a recomendação ter sido feita nesta quarta-feira, 5, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) já havia detectado a ineficiência do sistema e saiu à frente ao voltar a realizar o atendimento mediante entrega de senhas nos postos do Sine ainda em julho deste ano e ao realizar um mutirão para a emissão de CTPS em várias cidades tocantinenses para diminuição da demanda gerada.

 

A mudança na metodologia para agendamento da CTPS ocorreu em todo o país em abril deste ano e deveria ser realizada apenas uma vez por mês e exclusivamente pela internet, mas segundo a Diretora do Trabalho, Gláucia Branchina, por causa das falhas do sistema, o Sine do Tocantins voltou a realizar o atendimento com a distribuição de senhas ainda em julho, três meses antes da recomendação do Governo Federal. “A emissão do documento voltou a acontecer todos os dias com a distribuição média de 30 senhas por dia”, explicou.

 

Segundo a secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, devido à demanda pelo documento gerada pela dificuldade de agendamento, o Sine/TO decidiu ir além e realizar um mutirão de emissão de CTPS nas maiores cidades do Tocantins e também em municípios circunvizinhos. “Com a implantação do novo sistema, percebemos que o nosso usuário não conseguia fazer o agendamento online. Proativamente decidimos ir até essas pessoas com o nosso mutirão. Acredito que fizemos uma cobertura de quase 100% de atendimento por meio dessa descentralização, em parceria com o Ministério do Trabalho e os CRAS locais”, afirmou. A força-tarefa durou 50 dias e emitiu 2.309 documentos.

 

Para Patrícia, esta agilidade para restabelecer o atendimento é um dos fatores que contribuíram para o aumento no número de emissão de CTPS no Estado. Somente em Palmas, até setembro deste ano foram emitidas 4231 CTPS, 2330 carteiras a mais do que em todo o ano de 2015.

O Sine Tocantins atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fonte: Secretaria do Trabalho e Assistência Social