O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) se posiciona contra os professores refazer o trabalho de inserção de dados no Sistema de Gerenciamento Educacional (SGE), da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins.

Segundo comunicou a Seduc, através de um memorando encaminhado às Diretorias Regionais de Educação (DRE), nesta terça-feira, 4, um problema técnico no Data Center ocasionado pelas fortes chuvas nos últimos dias corrompeu o banco de dados provocando perda parcial de informações, como notas, planejamentos e outros.

Segundo alega o sindicato, alguns professores da rede estadual já estão sendo pressionados a refazer a inserção dos dados perdidos, tem caso em que o professor perdeu todo o trabalho inserido no SGE desde o último mês de maio, outros a partir de agosto, são vários os relatos. Com o fim do ano letivo os professores estariam finalizando os trabalhos do quarto bimestre, com a reposição dos dados perdidos estes professores teriam sobrecarga de trabalho, também é evidente que os profissionais não dispõem de tempo suficiente para refazer o trabalho perdido.

“Somos contrários os professores refazerem o trabalho árduo, que já perderam horas de sono, preenchendo diários, notas e planos de aula. A responsabilidade do serviço prestado é da gestão, é a secretária de educação, da superintendência de tecnologias, os diretores de escolas, se precisar refazer que outro grupo refaça, menos os professores, este é o posicionamento do Sintet junto à Seduc. Somos contrários os professores refazerem os trabalhos por que eles não vão receber, a menos que eles recebam para refazer o trabalho”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

O Sintet participa de reunião com a Seduc, às 14 horas, desta quarta, 5, para tratar do assunt