Pelo segundo dia consecutivo o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) apresenta instabilidade e estudantes não conseguem fazer a inscrição.
Carlos Henrique Carvalho, estudante de 19 anos, está bastante apreensivo, pois até agora não conseguiu se inscrever em nenhuma universidade. “A gente passa anos estudando se preparando e no fim enfrentamos este tipo de situação, estou com medo de não conseguir me inscrever”, conta o jovem, morador de Palmas e que busca uma vaga para o curso de Direito.
O grande número de acessos simultâneos é o que tem gerado a instabilidade, segundo o Ministério da Educação (MEC). Já foram registrados 350 mil acessos simultâneos em horários de pico, nas últimas edições do Sisu este número ficava na casa de 35 mil acessos, informou o Ministério.
As inscrições para o Sisu começaram nesta segunda-feira, 22, e seguem até sexta-feira, 25. Além de se inscrever o aluno ainda precisa acompanhar as variações na nota de corte do curso escolhido, pois ela muda conforme novos estudantes se inscrevem. Caso ele tenha uma nota abaixo da de corte tem a opção de mudar de curso.
Simulador
Para auxiliar neste processo, o MEC disponibilizou este ano um simulador que permite ao candidato comparar informações e, a partir da sua nota, verificar em qual universidade pode vir a ser aprovado e em quais cursos. O MEC também vai atualizar os ranqueamentos ao longo do dia e divulgá-los pelas redes sociais.
Primeiro dia registra mais de 166 mil inscrições
Mais de 166 mil candidatos já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), conforme balanço divulgado na manhã desta terça-feira, 22, às 7h30. Primeiro dia de candidatura às vagas de graduação em universidades públicas do país, entre às 0h e as primeiras horas da manhã foram contabilizadas pelo MEC mais de 309 mil inscrições. Isso representou uma média de duas mil inscrições por minuto, conforme balanço divulgado pela equipe de monitoramento. Na ocasião, cerca de 40 mil candidatos estavam acessando o sistema e cada um deles pode se inscrever em dois cursos.
Esta é a primeira edição de 2019 do Sisu e são ofertadas 235.461 vagas, distribuídas em 129 instituições de educação superior espalhadas por todo o país. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, devendo o candidato acessar a página eletrônica do Sisu com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu é considerado o segundo maior programa de inscrições em universidade do mundo.
Maratona na frente do computador
A estratégia adotada pelos estudantes para conseguir fazer a inscrição é ter muita paciência e continuar tentando, inclusive ao logo da noite e madrugada quando o número de acessos diminui, isto tem exigido horas na frente do computador.