Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Igrejas centenárias do quilombo urbano de Chapada de Natividade, no sudeste do Tocantins, pedem socorro. As construções, que fazem parte do patrimônio histórico quilombola do Estado estão caindo e desabando. Os prédios em questão se tratam de duas igrejas, a Nossa Senhora do Rosários dos Pretos, uma igreja pedra semelhante a de Natividade, e a Igreja de Santana. Ambas são datadas do final do século XVIII.

Igreja de SantAna pede socorro em Chapa de Natividade – Foto: Divulgação

A igreja de pedra, mais antiga, precisa de atenção e manutenção no local, pois está cheio de mato e praticamente abandonado.

À Gazeta, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), informou que a Igreja Nossa Senhora de Santana é um bem protegido na instância municipal. Não está protegido no âmbito federal. Entretanto, no ano de 2012 a Superintendência do Iphan no Tocantins contratou empresa para elaborar projeto de restauro do referido bem, tendo em vista o estado de conservação, sendo apresentado em audiência para a comunidade e disponibilizado para o município para contratar empresa para realizar a obra.

Na nota, o órgão informou que a equipe do Iphan no Tocantins vem orientando a gestão municipal para que sejam tomadas providências quanto ao patrimônio cultural municipal, desde quando foi realizado o estudo ainda em 2012. Em 17 de fevereiro de 2021 foi realizada reunião com o prefeito municipal de Chapada da Natividade no sentido de orientar a gestão municipal para viabilizar a execução dos serviços de recuperação seja através de recursos públicos ou parceria com a iniciativa privada.

O projeto de restauro que o Iphan possui precisa ser atualizado diante do estado atual de conservação.

O Instituto anda afirma que já em relação as ruínas da Igreja da Nossa Senhora do Rosário, o local foi encaminhado para cadastramento como sítio arqueológico histórico, mas ainda não foi cadastrado.

A Superintendência do Iphan no Tocantins inseriu placa de sinalização para que a comunidade e turistas possam conhecer os bens culturais em Chapada da Natividade e procedeu a orientação para realização da limpeza na Ruína. Além disso, assim como no caso da Igreja Nossa Senhora de Santana, o Iphan-TO vem orientando a gestão municipal nesse sentido.

Campanha

Os moradores estão fazendo campanha para revitalizar os patrimônios, principalmente, a Igreja de Santana, que até há cerca de 15 atrás, ainda era local de celebração de missas e batizados, conta a historiadora Roberta Tavares. “Elas precisam urgente que as autoridades olhem por esses patrimônios. As igrejas precisam ser cuidadas, revitalizadas. A história do povo chapadense depende disso. Não podemos deixar que nossa história caia, morra. Então, faço esse apelo para que os órgãos competentes cuidem da história”, afirmou.

“Tanto essa quanto a igreja de pedra precisam de cuidados, pois são a história viva dos nossos ancestrais. Vamos lutar e resistir, como todo quilombo, lutar pelas suas tradições e pelo patrimônio histórico”, complementa a professora de história afro-brasileira.

A população se mobiliza nas redes sociais cobrando os órgãos públicos um posicionamento e ações.

O que diz a Prefeitura de Chapada

A Gazeta tenta contato com a Prefeitura de Chapada de Natividade, mas ainda não teve ligações e mensagens retornadas.