Adão Francisco de Oliveira é doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (1996) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Comandou a pasta da Educação no Tocantins por mais de um ano na atual gestão do governador Marcelo Miranda.
É Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Porto Nacional e exerceu o cargo de Assessor de Relações Institucionais da Reitoria dessa universidade de junho de 2012 a agosto de 2014.
Atua no magistério desde 1992, sendo que a sua atuação na Educação Superior vem desde 2000. Foi professor da Universidade do Tocantins (Unitins) entre abril de 2008 e julho de 2010, onde atuou na Educação à Distância e ocupou os cargos de diretor de Pesquisa Institucional e assessor de Pós-Graduação. Coordenou curso de Pós-Graduação Lato Sensu e realizou pesquisas e consultorias a partir da Pró – Reitoria de Pesquisa.
Em Goiás, foi professor da Universidade Estadual de Goiás entre 2000 e 2007. Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana, com ênfase em Políticas Territoriais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, municipal e regional e desigualdades sócio-espaciais, bem como em Sociologia Urbana e Sociologia da Educação. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles – núcleo Goiânia, coordenador do OPTE – Observatório de Políticas Educacionais e Territoriais e colaborador da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT (ECO-CUT).