O Hospital Regional de Dianópolis (HRD), que já foi alvo de várias cobranças da população do Sudeste ao governo do estado, quanto à prestação dos serviços, principalmente com a falta de médicos, começa viver uma nova realidade.

Nos últimos 30 dias, o Hospital está vivenciando um ambiente de mudanças, com avanços e melhorias na Unidade, como a valorização dos colaboradores, reformas, aquisição de equipamentos e contratação de novos profissionais, o que tem proporcionado melhor qualidade no atendimento ao usuário do SUS da região Sudeste.

Desde que assumiu a gestão da Unidade, no início de março deste ano, o fisioterapeuta André Cavalari, vem pontuando quase que diariamente em suas redes sociais, os avanços conquistados pela Unidade.

O diretor destaca que só no mês de março deste ano, foram realizados 2118 atendimentos, 96 cirurgias, 3 mil exames laboratóriais, 996 exames de raio-x.

No último mês, a Unidade contabilizou 112 Tratamento Fora de Domicílio (TFDS), o que significa que, apenas 5,3% dos casos que chegaram na Unidade neste período, foram transferidos para outras Unidades no estado.

Além disso, o diretor detalha que o serviço de ultrassonografia que era uma demanda cobrada pela população, foi regularizado com atendimento três vezes por semana.

Outra conquista para a Unidade foi a ampliação do atendimento especializado em ortopedia, que agora é oferecido duas vezes na semana.

Médicos

Uma das principais cobranças da população da região e dos gestores dos municípios que compõem o Sudeste era a falta de médico na Unidade.

Situação que conforme o diretor, está conseguindo atender toda população com escala de quatro médicos clínicos gerais (plantões), uma cirurgiã geral e pediátrica de segunda a sexta-feira.

Visitas técnicas

Segundo a direção da Unidade, nas últimas semanas, equipes técnicas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), estão visitando a Unidade para absorver as demandas in loco e apresentar os investimentos que já estão sendo realizados no HRD.

Investimentos

Nesta quinta-feira, 27, o secretário estadual de saúde, Afonso Piva de Santana, esteve no HRD, onde compartilhou com a direção e as equipes multiprofissionais, as ações que a SES tem planejado para promover melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento cada dia mais digno e eficaz para a população.

“Viemos ver as necessidades de reformas, ampliações, equipamentos, profissionais e acompanhar de perto o funcionamento desta unidade que é referência para os municípios desta região, com cerca de 100 mil pessoas”, disse o secretário.

Segundo o diretor da Unidade, nos próximos dias, a população já vai contar com um novo aparelho de raio-x, além de outras conquistas. “Tudo que está acontecendo aqui no HRD é fruto do compromisso do governador Wanderlei Barbosa e do secretário Afonso Piva com a nossa região. Estamos felizes com os resultados alcançados nestes 40 dias que conta com total respaldo do governo do estado por meio da SES, que está enviando novos equipamentos, atendendo as solicitações da comunidade. No início do próximo mês, já daremos início às obras para instalação do novo aparelho de raio-x, ampliação da Unidade, contratação de mais médicos especialistas, mais investimentos para garantir melhor infraestrutura e atendimento humanizado para a população. Estamos felizes com os resultados e vamos continuar trabalhando para garantir que o HRD esteja cada dia melhor para servir o tocantinense. E tudo isso só tem sido possível, graças à toda equipe do Hospital de Referência Dr Jaiminho, na qual eu agradeço por todo o apoio e colaboração para juntos construirmos uma saúde cada vez melhor.” enfatizou Cavalari.