Secretário de Saúde, Edgar Tollini – Foto: Nielcem Fernandes

Equipe Gazeta do Cerrado

Os 18 pacientes diagnosticados com coronavírus que foram transferidos do Amazonas ao Tocantins já estão em leitos o Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas.

Eles chegaram na Capital no final da noite desse domingo, 31, e já começaram a receber tratamento. Eles foram transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

A transferência gerou preocupação, pois eles podem trazer novas cepas do coronavírus que foram detectadas no Amazonas ao Tocantins.

Durante coletiva na manhã desta segunda-feira, 1º, o secretário de Saúde Edgar Tollini esclareceu que os pacientes estão isolados de todos os outros pacientes tocantinenses. “Não haverá contato. Estão sendo monitorados e separados. O material deles foi colhido para saber desta cepa nova. Até a equipe é exclusiva apenas a estes pacientes”, explica o secretário da Saúde.

Os pacientes estão isolados de todos os outros pacientes tocantinenses. “Não haverá contato. Estão sendo monitorados e separados. O material deles foi colhido para saber desta cepa nova. Até a equipe é exclusiva apenas a estes pacientes”, explica o sectário da Saúde.

Tollini contou ainda que desde segunda-feira da semana passada a gestão esteve em contato com o Ministério da Saúde. “Nosso trabalho foi considerado de excelência, e temos condições de receber esses pacientes. O Tocantins foi o único estado do Norte a receber os pacientes do Amazonas”, disse Edgar.

Edgar destacou que a vacina até agora já se mostrou eficaz contra estas novas cepas. “Tanto a CoronaVac quanto a Astrazeneca podem proteger contra as cepas”, disse.

Pacientes estão com sintomas leves e moderados e ficarão internados em leitos clínicos.- Foto: Dock Júnior/Divulgação