Dispensando paredes e trazendo conforto, os sofás de canto, em formato de L, são ótimas opções para dividir ambientes integrados, como o living e o jantar. Além disso, eles oferecem espaço para a família inteira, trazendo estilo em uma só peça. Caso esteja em busca do modelo perfeito, os projetos abaixo vão te inspirar.
1. Apê com ares de loft
No apartamento assinado por Gabriel Ceravolo e João Conrado, da Conrado Ceravolo, o quebra-quebra integrou bar, jantar e living, tornando a casa perfeita para receber amigos. Na região da televisão, delimitam o espaço o tapete com estampa de zigue-zague, o painel de MDF ripado e o sofá em L. A harmonia entre as partes fica por conta da paleta, que transita pelo frio do cinza e é aquecida pela madeira e pelo marrom conhaque.
2. Branco e colorido
Esse projeto de Marina Cardoso de Almeida, Sarah Bonanno e Barbara Castro, do Tria Arquitetura, é dominado pelo branco e colorido das obras de arte. O sofá claro traz leveza e separa o hall de entrada do estar. Por todo o apê, os móveis foram escolhidos como complemento para os quadros.
3. Em volta da mesa
Apenas 47m² são suficientes neste apartamento, projetado por Renato Mendonça. Na sala de jantar, o sofá de canto é utilizado de forma pouco usual: um banco em L serve de assento para a mesa. Ali, o conforto é otimizado por futons e almofadas.
4. Área social e gourmet integradas
Toda a área social deste apartamento, arquitetado por Mayara Clá e Natasha Haddad, à frente do MN Arquitetura + Interiores, é integrada. Isso vai da área gourmet, na varanda, ao home theather, que fica na extremidade mais escura do local, a fim de criar um clima de cinema. Para isso, uma estante baixa fica posicionada contra o sofá de canto, criando intimidade e, ao mesmo tempo, fazendo coro com o resto da decoração.
5. Elegante e casual
O seccional branco ilumina a sala de estar desta cobertura projetada por Bia Prado, do BZP Arquitetura, sem tirar o charme da poltrona Banquete, obra de arte dos Irmãos Campana, e da cadeira de vidro de Jacqueline Terpins. Do outro lado, as folhas pivotantes de madeira integram a mesa de jantar ao local, ora com maior privacidade, ora totalmente abertas.
6. Para valorizar o convívio
No apartamento da arquiteta Liz Arakaki e de seu marido, uma reforma tomou conta para acomodar amigos e família, tornando o espaço perfeito para receber com aconchego. Ali, cozinha, jantar e living ficam um ao lado do outro, sem se dar as costas, permitindo com que a conversa flua entre as pessoas, de um ambiente para o outro.
7. Espaçoso e confortável
A varanda deste projeto realizado por Barbara Dundes teve os caixilhos eliminados para fazer parte da sala de televisão, que é delimitada pelo sofá de canto. No estilo hygge, a base neutra comanda todo o espaço e recebe acentos de cor pelo tapete verde e pelas almofadas variadas.
8. Sofá dupla face
Apesar de ser grande, esse sofá não pesa no décor aconchegante desta casa de praia, atualizada pelo arquiteto Lisandro Piloni. Parte do móvel enfrenta a televisão, enquanto, do outro lado, um assento para três lugares contempla a paisagem natural da varanda. Não poupando conforto, há também dois braços grandes nas pontas, para que os proprietários possam se deitar.
9. Clássico e descontraído
O arquiteto Gabriel Bordin transitou entre o clássico e o moderno para reformar este apartamento. Por isso, a distribuição dos ambientes elimina cômodos compartimentados, mas mantém-se sob uma paleta sóbria. Ali, uma varanda falsa e conectada acomoda o jantar, enquanto o sofá ostensivo dá aconchego, sem perder elegância.
10. Com mesinha de canto
Assinado por Gabriela Marques e Carla Bonfim esse apartamento foge do básico, combinado os cobogós na entrada, com múltiplos quadros e acessórios coloridos. Em uma das salas, o sofá segue ângulo reto da parede, oferecendo espaço para sentar ou até mesmo apoiar objetos no canto interno. Ali, uma bandeja fica disposta servindo como estrutura de mesa de canto.
11. Espreguiçadeira
Para oferecer conforto ao ar livre, a chaise em L é espaçosa e conta com uma espreguiçadeira. O pergolado de bambu protege a área, dá frescor e oferece sol na medida certa.