O SOMOS, primeiro Projeto de Mandato Coletivo de Palmas e do Tocantins, divulgou nesta quinta-feira, 10, dia de Combate a Gordofobia, propostas que podem ser debatidas na Câmara de Vereadores da Capital, para fortalecer a luta contra esse tipo de preconceito. As ideias foram construídas, após conversas com diversas pessoas que entendem e militam sobre a causa.

De acordo com a administradora, pesquisadora e membro do SOMOS, Thamires Lima, em mais de 30 anos os vereadores palmenses nunca debateram essa pauta na Parlamento Municipal. Para ela é necessário mais representatividade na Câmara e essa discussão sobre o Combate a Gordofobia, infelizmente inédita no Legislativo, vem a reforçar isso.

“Pessoas gordas sofrem preconceito todos os dias na vida afetiva, social e profissional. Veja só. Muitas têm até mesmo o seu direito a atendimento em saúde negado, pois algumas unidades não possuem equipamentos que suportem o seu corpo. Isso deveria ser inaceitável. Já imaginou você não ser atendido porque uma simples maca não foi feita para suportar o seu peso? Estamos falando de políticas públicas pra população e sobre representatividade. O SOMOS quer resgatar isso no parlamento de Palmas”, declarou.

De acordo com Thamires, o Mandato Coletivo vai trabalhar projetos de acessibilidade ao corpo gordo nos ambientes mais comuns como restaurantes, cinema, teatro e feiras de Palmas. Ela também destacou as seguintes propostas do Coletivo de Combate a Gordofobia:

– Projeto para garantir o acesso de pessoas gordas pela porta de desembarque dos ônibus coletivos em Palmas

– Projeto que obriga os estabelecimentos de saúde a disponibilizarem equipamentos médico-assistenciais adequados ao atendimento da pessoa gorda.

– Criação do Fórum Municipal de Combate à Gordofobia em Palmas

– Projeto para instituição do Dia de Luta contra a Gordofobia em Palmas

– Defesa de Campanhas Educativas no Legislativo Municipal sobre a importância de uma relação saudável com o corpo

O SOMOS
Primeiro mandato coletivo de Palmas, do Tocantins e da Região Norte do Brasil, o grupo objetiva buscar uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas. Esse modelo de candidatura já ocorre em outros Estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, e tem crescido nos últimos tempos nos demais entes federativos.

Nessa nova proposta de democracia além da figura do Vereador, aparecem as figuras dos Covereadores e das Covereadoras, que compartilham da vida do gabinete e tem o mesmo poder de decisão do mandatário. No caso do SOMOS, o vereador que deve ser registrado na urna como candidato será o servidor público e ativista social Alexandre Peara, filiado ao PSB. A covereança será composta inicialmente por Thamires e pelo estudante e militante da juventude, Augusto Brito.