As suculentas são as plantinhas queridinhas de todo mundo. Lindas, elas alegram qualquer ambiente. Diferente da maioria das plantas que requer espaço, elas podem ser colocadas encima de uma mesa do escritório, do aparador da sala, da mesinha de centro, na janela, nichos e prateleiras. E os terrários? São fofos dimais!
Elas trazem vida aos espaços sendo muito usada como parte da decoração principalmente de apartamentos.
Fácil de cuidar, não dá nenhum trabalho aos donos. Mas muitos não sabem como cuidar dessas lindezas. Há quem queira multiplicá-las fazendo mudinhas e também não sabem como fazer.
Como fazer mudas de suculentas
2-Em um recipiente, misture 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. A pedrinha pode ser aquela que vem na areia grossa. Use uma peneira para separar as pedras da areia e verificar a proporção.
3-Coloque as folhas gentilmente sobre a mistura de terra. E leve o recipiente para o local onde ficará pelos próximos meses.
Dica: Não enterre as folhas, apenas coloque-as sobre a terra.
Outra dica: O recipiente deve ficar em local iluminado e arejado, não deve pegar sol direto e nem água da chuva.
4-Não regue na primeira semana. Se regar, as folhas podem apodrecer.
5-Nas semanas seguintes, regue de 1 a 2 vezes por semana com conta-gotas.
Mais uma dica: Regue cuidadosamente com conta-gotas sem que as folhas saiam do lugar e não deixe que a água encoste nas folhas.
6-Tenha paciência e persistência. Continue regando até perceber pequenas raízes brotando da folha antiga.
Pronto!
Agora é só continuar cuidando e quando estiverem maiores podem ser remudadas para vasos individuais.
Como cuidar de suculentas e cuidados essenciais
1. A escolha do vaso
Para ter uma planta saudável e que dure muitos anos é importante escolher um vaso furado para facilitar o escoamento da água de cada rega.
2. Rega
De maneira geral, as suculentas pedem poucas regas, você pode seguir um padrão simples: no verão regue uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Antes de regar confira se a terra está seca. Se estiver úmida, não regue. Para conferir é simples, basta enfiar o dedo ou até mesmo um palito no substrato. Evite jogar água nas folhas, pois elas podem apodrecer.
3. Luminosidade
Suculentas preferem o sol da manhã e a maioria delas precisa de iluminação direta. O ideal é deixar as plantas em janelas, sacadas ou qualquer local onde ela consiga receber o máximo de luminosidade possível.
4. Adubos
É importante adicionar nutrientes às suas plantas regularmente, o período ideal no caso das suculentas é de 3 em 3 meses. Você pode comprar adubos específicos em lojas especializadas como húmus de minhoca ou outro composto orgânico, ou o Forth Cactos. Outra opção é usar casca de ovo triturada no liquidificador, o cálcio vai deixar as folhas e caules mais resistentes.
Substrato é basicamente a terra onde você vai plantar a sua suculenta. Elas se adaptam melhor quando você usa terra adubada misturada com areia de construção lavada. A terra deve ser leve, sem torrões para facilitar a drenagem.
Leia também – Rosa do deserto: segredos no cultivo dessa planta
Alguns tipos de Suculentas:
Fotos: Google reprodução