Liderando o ranking dos municípios com maior incidência de focos de calor estão Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, localizados na região sudoeste; e Mateiros, região leste do Estado. Desde o início do ano, de acordo com dados de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os municípios somam 1.083 focos nas três cidades.
“Estamos esperando que, em 2016, os números sejam ainda maiores que 2015, devidoaos fatores meteorológicos. Além disso, os números registrados até agora podem ser superiores, uma vez que alguns focos não são visualizados pelo satélite, ou porque se extinguem por si só ou porque são apagados pelo Corpo de Bombeiros ou equipes de brigadistas da Defesa Civil”, explicou o gerente do Sistema Integrado de Operações dos Bombeiros (Siop), capitão Alex Matos Fernandes.
Até esta quarta-feira, 20, foram registrados em Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Mateiros, 437, 379 e 267 focos de calor, respectivamente. Em Palmas, no mesmo período, foram registrados 36 focos de calor. Segundo os bombeiros, o maior pico acontece entre os meses de agosto e setembro.
Entre as áreas mais atingidas estão as Unidades de Conservação Ambiental com 885 focos; em segundo lugar, estão as terras indígenas com 598; e em terceiro, as rodovias com 425 focos de calor em 2016.
Dicas de Segurança
Os bombeiros reforçam que, com a chegada do tempo seco, o risco de incêndios florestais aumenta, e recomendam à população a não fazer fogueiras e a não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos nas rodovias. “Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça”, explicou o comandante do 1° Batalhão de Bombeiros em Palmas, major Cleber Sobrinho.
A corporação também orienta que nesse período a população não coloque fogo em folhas ou galhos secos e principalmente em terrenos baldios.
Ranking de queimadas no Tocantins
1º Lagoa da Confusão
2º Formoso do Araguaia
3º Mateiros
4º Pium
5º Ponte Alta do Tocantins
6º Lizarda
7º Goiatins
8º Rio do Sono
9º Porto Nacional
10º Tocantínia
Fonte: Governo do Estado