A forte chuva que cai em Palmas desde o início da manhã desta sexta-feira, 12, alagou diversos pontos de avenidas da Capital, o que já é comum e esperado pelos moradores. A grande quantidade de água não é suportado pelos bueiros o que causa as inundações nas ruas resultando em um tráfego quase impossível, especialmente, na avenida Teotônio Segurado, principal avenida da cidade.
Devido a baixa visibilidade, o trânsito ficou lento já no início da manhã na ponte entre Palmas e Luzimangues. Na Teotônio, houve congestionamento e alagamentos em diversas rotatórias.
Rotatória alagada na região norte de Palmas — Foto: Divulgação
Em vídeo, um internauta mostra a Capital durante a chuva desta manhã: Assista
https://twitter.com/ppcarvalho6/status/1459128997028278275?s=21
Previsão
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há dois alertas de chuvas intensas pelo Tocantins até o início da tarde.
Alertas de chuva para o Tocantins — Foto: Inmet
O primeiro alerta, de nível amarelo, vale para toda a região norte e leste, assim como parte da área central e sudeste do Tocantins. A previsão é de chuva de até 50 milímetros com ventos de até 60 km/h.
O segundo aviso, de nível laranja vale para todo o restante do estado: região central, sul, oeste e parte do sudeste. A previsão é de até 100 milímetros de chuva e ventos de até 100 km/h.
Em ambos os casos há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Orientações
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de emergências ligue pra a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).