Uma jaguatirica foi encontrada morta em uma propriedade rural em Alvorada, na região sul do estado, após uma queimada atingir a região. O animal aparentemente tentou escapar do fogo, mas se tornou mais uma vítima dos incêndios que vêm destruindo a vegetação e matando animais em várias partes do estado.
O caso foi registrado na chácara da família da Thainara Pimentel, que fica a cinco quilômetros da cidade. Ela contou que o incêndio aconteceu na semana passada. O fogo teria começado no início da tarde de domingo (13) e só foi contido por volta das 22h graças ao esforço conjunto de vizinhos.
Ainda segundo a moradora, animais da chácara tiveram ferimentos e alguns tatus queimados foram encontrados pelo tio dela. Além dos danos ambientais, o fogo também derrubou a energia da região por algumas horas.
A bióloga Ludymilla Mayelle alertou para as consequências do fogo na vida silvestre. “As queimadas têm sido uma grande ameaça para os animais silvestres. Ao tentar escapar acabam sofrendo queimaduras ou até mesmo morrendo. As queimadas descontroladas têm provocado inúmeros danos tanto à fauna, quanto à flora. Ao encontrar um animal com queimaduras ou debilitado, deve acionar o Corpo de Bombeiros, IBAMA ou Polícia Militar Ambiental”, comentou.
Fotos: Thainara Pimentel/Divulgação
Fonte: G1 TO