Imagem do aniversário de 111 anos de dona Jovelina – Foto: Arquivo Pessoal

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Dona Jovelina Ferreira da Cruz, esse o nome da mulher da mais velha de Ananás, no Bico do Papagaio, e uma das mais velhas do Tocantins. Nesta sexta-feira, 15, ela completa 112 anos. A senhora é mineira da cidade de Montes Claros (MG) e veio para o Norte do país com apenas sete anos.

A senhora é considerada uma supercentenária, que é a pessoa que ultrapassa os 110 anos de idade, pelo Gerontology Research Group (GRG).

Em conversa com sua neta, Maria Viana, ela conta que Jovelina teve nove filhos, e que também criou seus irmãos, pois seu pai morreu quando ela tinha 10 anos. “Criou todos trabalhando na roça”, disse.

A Maria ainda relatou que a idosa conta que não lembra há quanto tempo mora na região do Bico, em Ananás, mas diz que sua avó já mora na região há mais de 30 anos.

Atualmente, Jovelina mora com alguns filhos, também idosos, porém, não recebe visitas devido a pandemia do coronavírus. Maria disse à Gazeta que a última vez que viu sua avó foi em seu último aniversário, há um ano.

Em seu último aniversário, em 2020, durante entrevista ao site Correio do Bico, a idosa disse que a vida é repleta de altos e baixos, de lutas, obstáculos, aprendizados e vitórias, que em vez de reclamar, prefere agradecer a Deus pela oportunidade de viver 111 anos de vida, harmoniosamente, ao lado das pessoas que ama.

Por ser humilde, a família sempre pede apoio a políticos e empresários com doações para melhorar a infraestrutura de sua casa, com a realização dos exames que ela precisa fazer com urgência e também com a aquisição do óculos de grau.

Imagem do aniversário de 111 anos de dona Jovelina – Foto: Arquivo Pessoal