Registro feito na manhã desta sexta-feira, 18, por uma moradora da Capital – Foto: Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

Nesta sexta-feira, 18, é feriado em Palmas, Dia de São José, e a Capital está em um dos momentos mais delicados da pandemia do coronavírus, o número de casos ainda é alarmante, mesmo com o lockdown parcial.

Porém, registros feitos por leitores da Gazeta mostram que transporte coletivo continua superlotado, mesmo com apenas 50% da lotação permitida e 100% da frota de ônibus sendo utilizada.

A vereadora Janad Valcari publicou um vídeo na estação do Jardim Aureny, onde mostra a imensa aglomeração de pessoas entrando em um ônibus para ir trabalhar.

“Então, quer dizer que aqui não tem Covid. Temos que colocar mais ônibus. Temos que separar nas cadeiras para as pessoas setarem. Nas UPAs não tem vaga mais”, afirmou Janad.

Outras reclamações

Na segunda-feira, uma moradora gravou um vídeo de dentro de um dos coletivos lotados.

Na data, a Prefeitura afirmou que a fiscalização é realizada diariamente pelos agentes de trânsito para que as concessionárias de transporte público cumpram a determinação exigida de apenas 50% da capacidade máxima.

A equipe de fiscalização desta terça-feira, 16, já está escalada para fazer o acompanhamento da linha citada para averiguar a situação. Os usuários devem remeter denúncias à Ouvidoria Municipal pelo 0800 64 64 156 ou nos números (63) 3212-7512 ou (63) 99288-7995 (ligação e whatsapp).

O que diz o decreto?

O decreto do município determina que 100% da frota destinada ao transporte coletivo urbano e rural deve ser utilizada. O objetivo é reduzir a quantidade de passageiros dentro dos veículos e assim evitar novas contaminações.

Foto tirada na noite dessa quinta-feira, 17, em um ônibus eixão em Palmas – Foto: Luiz Henrique Hoffmann