Na manhã desta sexta-feira (25/5), os representantes dos Partidos Políticos e Coligações realizaram o preenchimento das cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da auditoria da votação eletrônica durante as Eleições Suplementares 2018, em conformidade com o disposto no artigo 21 da Resolução 409/2018.
Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz de Direito Marcelo Faccioni, que esclareceu a importância do momento no processo eleitoral. “Esse trabalho demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança da votação. É uma forma de mostrar à sociedade que os sistemas eletrônicos de votação são seguros. Por isso realizamos essa convocação. Toda a sociedade pode acompanhar a auditoria da votação, que será realizada no dia 3 de junho, aqui no auditório do TRE-TO. Os trabalhos serão transmitidos pela internet”, explicou o juiz.
O advogado eleitoral Leandro Finelli destacou a evolução dos sistemas de fiscalização e auditoria do voto eletrônico nos últimos anos. “Para nós, que atuamos nessa área, é um privilégio saber que estamos inseridos em um processo seguro e transparente. Ao longo desses anos de trabalho, tenho percebido que a cada dia a Justiça Eleitoral tem buscado se aperfeiçoar, demonstrando seu compromisso com a sociedade ao divulgar esses processos de trabalho aos cidadãos”, disse.
“Inserir representantes da sociedade civil, como a Sociedade Brasileira de Computação e Universidades, para acompanhar os trabalhos da comissão de auditoria demonstra a seriedade e transparência do processo, além de oportunizar o esclarecimento de dúvidas acerca do certame”, disse Stephany Martins, representante da Sociedade Brasileira de Computação.
Ações
O preenchimento das cédulas realizado na manhã desta sexta-feira (2/5) consiste na simulação de uma votação, onde os presentes assinam o número do candidato que está concorrendo às Eleições Suplementares e as depositam em urnas de lona que ficam lacradas até o dia da votação, 3 de junho. No dia do pleito os nomes são registrados nas urnas eletrônicas sorteadas. Esse processo é acompanhando por equipe de auditores independentes, representantes de partidos e coligações, OAB, imprensa e demais representantes da sociedade. Ao final da votação é realizada a conferência para saber se os dados da urna conferem com os das cédulas.
Cronograma de atividades da Comissão de Votação Eletrônica
Dia: 29 de maio de 2018 – terça-feira
Horário: 9h30
Local: Colégio Militar – Palmas -TO
Endereço: Quadra Norte, Plano Diretor Norte, Palmas – TO
Atividades: Palestra tendo como público-alvo alunos do ensino médio, preenchimento de cédulas de votação pelos estudantes e recolhimento pelos membros da Comissão, para utilização na Auditoria da Votação Eletrônica – Eleições Suplementares 2018, em conformidade com o disposto no art. 21 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.
Dia: 1º de junho de 2018 – sexta-feira
Horário: 14h00
Local: Auditório do TRE-TO
Endereço: Quadra 202 Norte, Av. Teotônio Segurado, Conjunto 01, Lotes 1 e 2, Plano Diretor Norte, Palmas – TO
Atividades: Treinamento com a equipe de apoio dos trabalhos da Comissão e montagem do ambiente com os responsáveis pela filmagem.
Dia: 2 de junho de 2018
Horário: 8h00
Local: Auditório do TRE-TO
Atividades: Sorteio das urnas a serem auditadas, em conformidade com o disposto nos arts. 16 a 18 da Resolução/TRE-TO nº 409/2018.
Dia: 3 de junho de 2018
Horário: 7h00 às 17h00
Local: Auditório do TRE-TO
Atividade: Procedimentos de votação e encerramento da Auditoria da Votação Eletrônica, conforme com o disposto nos arts. 25 a 29 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.
Dia: 3 de junho de 2018
Horário: 17h00
Local: Auditório do TRE-TO
Atividades: Conclusão dos trabalhos de auditoria, em conformidade com o disposto nos arts. 30 e 31 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.
E-mail: [email protected]
Telefone: (63) 3229-9662/9663