Equipe Gazeta do Cerrado
O Ministério Público Estadual resolveu instaurar Inquérito Civil Público para apuração de possível prática de nepotismo na Prefeitura de Xambioá/TO. O ato foi divulgado no Diário Oficial.
A iniciativa é da promotora Larissa Santos.
A denúncia aponta nominalmente a existência de nepotismo entre os cargos de Wemerson Vieira Teixeira (Diretor da Junta do Serviço Militar) e Emivaldo Teixeira (Vigilante Noturno), respectivamente filho e irmão de Carlos Teixeira, Chefe do serviço de vigilância, cuja verificação deve ser melhor analisada. Bem ainda entre a Diretora da Escola Municipal Dom Cornélio Mariluzia Alves fernandes que seria irmã da Secretária de Educação Ana Lúcia fernandes Moura; Nelson Matos Câmara Neto, irmão da Prefeita, Patrícia Evelin, e Secretário de Administração e Chardison da Silva Aguiar, Secretário de Assistência Social e cunhado do pai da Prefeita da cidade.
O inquérito aponta que nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco.
As investigações continuam.