O ex-secretário estadual da juventude Joaquim Parente Júnior, foi solto nesta sexta-feira (10) após pagar fiança de aproximadamente R$ 100 mil. Ele é investigado na Operação Krank, da Polícia Federal. O juiz João Paulo Abe permitiu que ele responda ao processo em liberdade, mas proibiu o ex-secretário de sair de Palmas por mais de 20 dias sem autorização judicial. Parente estava preso desde 15 de abril de 2019.

Parente é suspeito de ter fraudado licitações do programa Projovem, do Governo Federal, no estado enquanto esteve a frente da pasta, entre 2009 e 2010. A PF estima que o esquema gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil. Uma empresa teria sido contratada irregularmente e recebido por serviços não realizados durante o projeto.
O objetivo do programa era reinserir jovens que tiveram que abandonar os estudos no sistema educacional.
Esta é a segunda vez que Parente é alvo da PF. Durante a Operação Ápia ele foi denunciado por não repassar dinheiro cobrado dos servidores públicos para o pagamento de consignados aos bancos. Este caso foi durante a gestão dele na Secretaria da Fazenda.

Na época da prisão, o advogado de Joaquim Parente Júnior disse que não via fundamentos para a prisão, que o cliente não fez nenhum tipo de ameaça a qualquer testemunha e nunca se apropriou de qualquer recurso do programa.