Alan Sousa dos Santos, de 28 anos, é suspeito de matar Oseas Vicente da Silva, em fevereiro, após um desentendimento. Cartaz de procurado dele foi divulgado nesta semana.
Alan Sousa dos Santos, suspeito de assassinato, foi preso nesta sexta-feira em Palmas — Foto: SSP-TO/Divulgação
Alan Sousa dos Santos, de 28 anos, apontado como autor do homicídio de Oseas Vicente da Silva, foi detido na manhã de sexta-feira (25) em Palmas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), ele se dirigiu ao escritório da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP Palmas) para protestar contra a exposição de sua foto em um cartaz de procurado, sendo detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.
No dia 10 de fevereiro deste ano, Oseas Vicente da Silva foi brutalmente assassinado em seu lar. Segundo as autoridades, Oseas e Alan estavam consumindo álcool e drogas, e se desentenderam devido a Alan querer usar o entorpecente naquele instante.
Durante a briga, a vítima atingiu Alan com um facão. Então, o suspeito deixou o local, proferindo ameaças. A esposa de Oseas foi amedrontada pelas ameaças e deixou a residência. Alan retornou ao local instantes depois, golpeou Oseas na cabeça e o enforcou, resultando em sua morte por asfixia.
Desde então, o suspeito do crime passou a ser procurado pela Polícia Civil. Nesta quinta-feira (24), a SSP divulgou o cartaz de procurado com a foto e o nome completo de Alan. O g1 não conseguiu contato com a defesa do investigado até a publicação desta reportagem.
Em relação à divulgação da imagem, a SSP esclareceu que a divulgação de pessoas procuradas, investigadas por envolvimento em crimes, está em conformidade com a normativa instituída pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Portaria SSP Nº 635, de 13 de dezembro de 2023.
Conforme a normativa, podem ser divulgados “dados e imagens de pessoas procuradas e com mandados de prisão em aberto”.
Após ser ouvido, Alan Sousa dos Santos foi levado para a Unidade Penal de Palmas, onde permanecerá à disposição da justiça.
(Fonte: g1 Tocantins)