De Taipas-Maju Cotrim

A cidade de Taipas, Sudeste do Estado, é uma das que completa 31 anos neste domingo, 20. Um evento político marca a data com presença do senador Eduardo Gomes e dos deputados Eduardo Siqueira Campos e Ricardo Ayres. Líderes da região também acompanham.

O prefeito Silvio Romario foi o anfitrião e disse á Gazeta que a cidade se prepara para entrar num novo tempo com muitas obras e benfeitorias para a população.


Um dos desafios são os 42 km da TO 387 sem asfalto para chegada na cidade. O trecho no período chuvoso gera desconforto aos motoristas. Nossa equipe passou pelo local e conferiu de perto. Há uma expectativa que após anos de espera a obra possa enfim entrar como uma das prioridades do governo.

A cidade se prepara para receber ainda o Memorial Ayrton Sena, alem da entrega das praças da feira e do Cocal Além do Novo portal da cidade.

Taipas recebe hoje ainda uma Motoniveladora e uma pá carregadeira através do programa Calha Norte viabilizadas pelo senador Eduardo Gomes.

As entregas das obras serão dia 21 de março quando acontecerá na cidade o lançamento do filme sobre Airton Sena, meninices do Brasil.

Taipas

O município, no século passado, era apenas uma simples fazenda com algumas casas de palhas e, daí o nome de “Taipas”, colocado por um viajante desconhecido que passava em direção a Bahia.
Taipas era então uma fazenda pertencente aos primeiros emigrantes portugueses representado pelo coronel Joaquim Francisco de Azevedo, nascido em 1847 e falecido nesta cidade em 1916. Com o seu falecimento o seu filho José Francisco de Azevedo assumiu a liderança de toda a fazenda com os seus filhos aumentando assim o povoado, conhecido naquela época como a “Princesinha do Sertão”.

Com o falecimento de José Francisco de Azevedo, assume a liderança o seu filho primogênito Joaquim Francisco de Azevedo, político que liderou por 50 anos o município, a época distrito da cidade de Dianópolis. O distrito foi emancipada em 1993.