Conteúdo Gazeta do Cerrado
Talismã é a sétima cidade do Brasil em recebimento (por habitante) das “emendas pix”. O levantamento é da Folha de São Paulo.
Segundo a Folha, a cidade tem um valor médio pago por habitante de R$ 1,4 mil. Talismã hoje tem uma gestão referência na região sul.
A Gazeta conversou com o prefeito Diogo Borges, que é presidente da ATM. Ele afirmou que a cidade recebeu ao todo cerca de R$ 5 milhões. “Graças a Deus, com a boa relação que a gente tem com a bancada, principalmente com os representantes da nossa cidade, com o deputado Gaguinho, o senador Eduardo Gomes, a professora Dorinha, nos proporcionou apresentar projetos significantes a eles e eles optaram por colocar recursos para a nossa cidade. É uma coisa notável em Talismã, a diferença, e é o DNA da bancada federal na nossa cidade. Fizemos obras estruturantes e estamos construindo obras ainda que vão impactar diretamente a cidade de Talismã, que é uma cidade importante, né, o portal de entrada do Tocantins”, diz o prefeito.
Diogo ainda destaca as obras feitas com as emendas. “Na entrada da cidade, onde a gente tem um calçadão de quase dois quilômetros, com duas pistas, uma ciclovia e uma de caminhada, recurso do senador Eduardo Gomes através de Imenda Pix. Temos a construção de duas praças na cidade em emenda da professora Dorinha, a praça do Evangélico e a reestruturação de praças. Temos também a construção da arquibancada e manutenção do cercamento do campo de futebol, o estádio, a construção do estádio, que antes era um campo e um estádio. Fizemos o alargamento da avenida Rio Araguaia, que é a principal avenida de Talismã. Iluminamos toda a cidade de LED também, hoje todo Talismã é 100% LED. Conseguimos refazer um recapeamento também em todas as vias de Talismã, com sinalização. Então, fizemos também a avenida Ilse Furtado Carlota, que é uma avenida de quase dois quilômetros, onde nós calçamos todo o canteiro, iluminamos com LEDs. Então, isso nos proporcionou. Agora num grande projeto de criação de uma usina de energia solar, onde a gente quer propiciar um projeto em parceria com a assistência social para a gente fazer seleção de famílias para que as mesmas possam, no futuro breve, receber aquelas que precisam, não têm condições de pagar energia, com a ajuda do poder público nessa área, no seu talão de energia. Então são obras planejadas, projetadas para colocar talismã realmente na rota do crescimento, na rota do desenvolvimento, e isso foi proporcionado graças ao bom relacionamento que a gente, a Câmara Municipal e a população talismã tem com a bancada federal”, completou.