A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou nessa segunda-feira, 26, a captura de um animal silvestre, tamanduá bandeira (Nome Científico: Myrmecophaga Tridactyla), em um dos blocos da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado na região norte da capital.

Funcionários do órgão acionaram a PM depois de encontrarem o animal. Ele estava assustado e aparentemente não apresentava ferimentos. Os militares do BPMA foram ao local e constataram o fato. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também compareceu ao órgão e auxiliou na captura do tamanduá.

As equipes realizaram a captura do animal silvestre com total segurança para o animal e para os servidores do Detran. Os militares verificaram que o tamanduá não apresentava sinais de ferimentos. O bicho foi solto posteriormente em uma área segura no Parque do Lajeado, em Palmas.

O animal possivelmente entrou no órgão para fugir das queimadas. Nesse sentido, o governo do estado não está medindo esforços para promover ações no combate às queimadas e incêndios florestais que atingem o estado nesta época do ano, caracterizado por altas temperaturas, tempo seco e fortes ventos.

Ações

Governo está com equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da brigada do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nos Parques Estaduais, do Prevfogo, Ibama nas áreas indígenas e brigadas Municipais (capacitadas pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar) em 64 municípios tocantinenses. Somente pelo Corpo de Bombeiros Militar já foram combatidos mais de 800 incêndios.

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), caminhões ABTF para combate a incêndios florestais, sopradores, bombas costais e abafadores, entre diversos outros equipamentos, estão dando apoio nas ações.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

Dicas de segurança: a PM informa aos cidadãos tocantinenses que ao se depararem com um animal silvestre em sua residência ou local de trabalho, procure manter a calma, pois, provavelmente ele está mais assustado do que você, jamais devendo se aproximar dele ou tocá-lo, por mais atraente e dócil que ele pareça.

Em seguida, entre em contato através do serviço de emergência (190) ou pelo telefone (63) 3218-2761. E lembrem-se: animais silvestres costumam aparecer em áreas urbanas com mais frequência durante quase todo o ano. O fenômeno é resultado das queimadas e dos desmatamentos em vários pontos do cerrado tocantinense. As equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) estão devidamente preparadas para atuarem nestas situações.