Moradores da Arso 33, antiga quadra 307 sul, em Palmas, foram surpreendidos por uma cena curiosa nesta segunda-feira (17): um tamanduá-mirim ficou preso dentro da concertina da cerca elétrica de uma casa e acabou dormindo por ali mesmo. O animal silvestre foi encontrado pela advogada, Cristiane Mezzaroba, próximo ao portão da casa onde ela mora. Ao tentar sair para colocar o lixo, ela se deparou com o tamanduá-mirim próximo ao portão eletrônico. Em seguida, a advogada acionou o Corpo de Bombeiros Militar para solicitar a captura do animal.
Um vizinho que é servidor da Prefeitura de Palmas ajudou a retirar o tamanduá-mirim da beira do portão. No entanto, o animal se escondeu no meio das plantas e, em seguida, se alojou na concertina. Lá, ele aproveitou para tirar uma soneca até a chegada do resgate. Após fazer a captura, a Guarda Metropolitana de Palmas encaminhou o tamanduá-mirim para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Lajeado.
De acordo com a Guarda Metropolitana de Palmas, a orientação é que, em casos como esse, os moradores não tentem resgatar o animal. É importante acionar as autoridades competentes para que possam realizar a captura e encaminhamento adequados. Em alguns casos, os animais são recolhidos e encaminhados para o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), instituição que cuida da reabilitação de animais que são recolhidos com ferimentos, machucados e ou debilitados.