Um tamanduá da espécie mirim foi resgatado na madrugada desta quinta-feira, 16, em um quintal de residência na quadra 603 Norte em Palmas. A Guarda Metropolitana Ambiental foi acionada via Siop (Sistema Integrado de Operação), após ser solicitado pelo morador que fizesse a captura do animal.
Segundo informações do órgão, o animal estava saudável e por isso foi devolvido para seu habitat natural, nas proximidades da Serra do Lajeado. Desmatamento, queimadas e microparcelamento das chácaras são uns dos fatores apontados pelo chefe de fiscalização ambiental da Guarda Metropolitana, inspetor Heleno de Freitas, para o crescimento no número de caso de animais silvestres resgatados em Palmas.
“Só neste ano já resgatamos 240 animais silvestres, a grande maioria foi encontrada solta e não apresentava sinal de domesticação, e entregue espontaneamente pela população que acionou a Guarda Metropolitana pelo 153 ou pelo Siop 190. Nossa equipe faz o recolhimentos com equipamentos e técnicas adequados”, destaca Freitas.