A Aldeia TabokaGrande através de sua operadora de turismo OCA DO VENTO, promoveu as atividades “ Os Gigantes de Palmas” em parceria com Instituto TabokaGrande, Os Taweras, Casa de Caboclo e da Junina Coronéis da Sucupira.

Com o apoio da Governança Turística de Taquaruçu, da Fundação Cultural de Palmas, da Agencia de Turismo de Palmas e Sebrae-TO, o evento abre as festividades de educação ambiental, memória cultural e tradição popular da Aldeia para celebrar o equilíbrio, a harmonia entre o humano e a natureza no feriado de carnaval em Taquaruçu.

A festa gerou cerca de 47 empregos diretos e indiretamente cerca de 12 empreendimentos do ramo de transporte, papelaria, ferragens, marcenaria, lojas de tecidos, tintas e ornamentos e artes. A produção do evento envolve montagens de som, palco e tendas e a terraplanagem de ruas de acesso a aldeia por caminho de terra. Esse ano foram investidos recursos para reforma dos bonecos, tambores, montagem dos rituais e estruturação do sistema de iluminação do caminho e da praça de apresentações.

A participação foi de um público aberto de cerca de 200 pessoas e recebemos também a visita de 30 turistas de Gurupi do IFTO que participaram da programação como desenvolvimento de atividade de ensino do curso profissionalizante da instituição.
Estiveram presentes também empresários operadores e agenciadores de turismo e empreendedores da Governança Turística de Taquaruçu.

“Em 19 anos tivemos apoio de grupos distintos da região e um público seleto e fiel que dá força e motivo para mais uma vez abrirmos a programação por mais um ano. Agradecemos aos apoiadores públicos, incentivadores da comunidade, amigos e parentes que fizeram desde 2001 motivo maior para que tudo aconteça. Agradecemos o reconhecimento da Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Cultural de Palmas e Agencia de Turismo, das famílias dos amigos de diferentes pensamentos que sobem as ladeiras da Aldeia TabokaGrande, para ver os Gigantes e mais uma vez celebrar alegria e paz. Essa é a nossa mensagem universal do amor da paz do equilíbrio e sobretudo da alegria”, afirmou o idealizador Wertemberg Pereira Nunes.

O evento, reconhecido como uma das ancoras que dá visibilidade ao turismo, é realizado por uma família de artistas, amigos voluntários de uma comunidade que sente a necessidade de oferecer algo próprio e natural do lugar.

A Aldeia TabokaGrande oferece atividades por meio de seus mitos e lendas, voltadas para receptivo de experiências turísticas resultado da cultura criativa e de transformação dos gigantes de palmas.

A Aldeia que surgiu a partir dos bonecos gigantes e da Queima dos Tambores ritual, passara de agora em diante a ter nos GIGANTES sua atração turística por todo o ano integrando com vivencias culturais e atrativos naturais, entre elas a Estrada do Salvador que dá acesso a Pedra Pedro Paulo destaque do Mirante TabokaGrande.

Será anunciado em breve a inovação de todo o calendário das atividades que não serão mais somente no período do carnaval.