A partir desta terça-feira, 4, os consumidores da classe residencial no Tocantins poderão contar com uma redução de 0,70% na tarifa de energia elétrica. Embora o percentual de redução seja baixo, espera-se que tenha um impacto mínimo nas contas dos tocantinenses.
Essa redução foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada, marcando a primeira queda na tarifa desde 2019.
Embora a diferença nas contas de energia possa não ser tão significativa, os consumidores são incentivados a adotar medidas de economia. Desligar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estão em uso e apagar as luzes ao sair de um ambiente são atitudes que podem contribuir para reduzir um pouco os custos.
“Nesse caso, quanto mais o consumidor economizar, menor será o valor da conta no final do mês. Portanto, isso depende muito dos hábitos de cada um. É importante manter as instalações elétricas em boas condições e, gradualmente, substituir os aparelhos de menor eficiência energética por aqueles com classificação A, ou seja, que consomem menos energia”, explicou Narjara Bolentini, coordenadora comercial da Energisa.