É muito gostoso poder dividir o nosso lar com os pets. Com eles, a alegria é garantida! No entanto, mesmo que você trate o seu cãozinho como um membro da família, não há como negar: ele tem um cheiro característico. Assim, tirar cheiro de cachorro do ambiente requer dedicação e algumas cartas na manga.

O vinagre branco e o bicarbonato de sódio, por exemplo, são grandes aliados caseiros para limpar casas que têm cachorro, mantendo-as sempre desinfetadas e livres de odores. O melhor de tudo é que esses produtos não trazem risco à saúde dos pets.

Gostou da ideia? Então, acompanhe este post com dicas de limpeza infalíveis para quem tem animais em casa!

DICAS PARA TIRAR O CHEIRO DE CACHORRO DO AMBIENTE

Mesmo que o seu pet esteja com a higiene em dia, é da natureza dele ter um cheirinho próprio. Em muitos casos, inclusive, estamos tão habituados com o cachorro que nos acostumamos com os odores, de modo que eles se tornam imperceptíveis para nós. No entanto, não se deixe enganar: o cheiro existe.

A boa notícia é que é perfeitamente possível tirar o cheiro de cachorro da casa com um cronograma de limpeza regular e, claro, alguns cuidados básicos com a higiene do animal. Cuidar do ambiente fará bem não só para a casa, mas, sobretudo, para a saúde do cãozinho e o bem-estar de toda a família.

DÊ BANHO NO PET REGULARMENTE

Não é à toa que essa é a dica número um para quem mora com os pets. Afinal, não há como deixar a casa limpa e cheirosa se o seu cachorro não toma banho, concorda? Por isso, jamais descuide da higiene do animal.

A frequência do banho, contudo, pode variar conforme o clima ou até mesmo de acordo com o porte e a raça do cachorro, já que algumas raças têm mais cheiro que as outras. Via de regra, os veterinários recomendam banhos quinzenais para cães de pelo longo e banhos mensais para cães de pelo curto.

A escolha dos produtos também é muito importante nessa hora. É fundamental escolher um shampoo de qualidade e respeitar as instruções da embalagem. Caso exagerar na dosagem, você poderá retirar toda a oleosidade natural do pet. Nesse caso, vale lembrar que essa oleosidade não significa sujeira.

Pelo contrário: ela serve para proteger o animal. Por esse mesmo motivo, não são recomendados banhos muito frequentes. Após o banho, não se esqueça de secar o pet. Em dias quentes, você não precisará se preocupar muito com isso. Basta deixá-lo um pouquinho no sol e pronto.

No entanto, em dias frios, será necessário contar com toalhas e até com o secador de cabelos para agilizar o processo. Caso contrário, o temido cheiro de cachorro molhado aparecerá.

Alguns cuidados básicos com o bicho ajudarão a mantê-lo devidamente limpo até o próximo banho, como escová-lo diariamente. Além de retirar o excesso de pelos — evitando que eles se espalhem pela casa — a escovação também é como um carinho para os pets. Eles adoram!

MANTENHA O CHÃO SEMPRE LIMPO

Se você cria o pet nas áreas externas da residência, ok: não será preciso limpar o chão todo dia. No entanto, se o bichinho fica dentro de casa, você precisará fazer uma limpeza diária. Afinal, com a movimentação do cachorro, é inevitável que os pelos se espalhem pelos cômodos, favorecendo odores indesejáveis.

Além disso, os pets adoram subir no sofá e deitar no tapete! Então, limpar esses itens também deverá ser uma tarefa constante. Separe um dia da semana para uma limpeza caprichada e, nos outros dias, conte com o auxílio do aspirador de pó para manter tudo em ordem.

USE OS ESFREGÕES PARA OTIMIZAR A LIMPEZA

Além do aspirador de pó, os esfregões também são grandes aliados para quem mora com os pets. Essa é uma alternativa muito prática para agilizar a limpeza, já que a água retira os pelos com muito mais facilidade e sem o esforço de precisar torcer o pano. Em caso de acidentes típicos, como xixi fora do lugar, também não hesite em usar o esfregão!

VERIFIQUE OS FILTROS DO AR-CONDICIONADO

Os filtros do ar-condicionado têm tudo a ver com os odores do ambiente. Em uma casa com cachorro, os pelos interferem no funcionamento desses filtros e podem até causar entupimentos caso você não fique de olho no aparelho.

Para evitar o problema, considere trocá-los com uma frequência maior, como a cada duas semanas. Assim, você conseguirá controlar melhor os odores sem prejudicar a vida útil do seu ar-condicionado.

NÃO MASCARE O CHEIRO

Não adianta: aqueles clássicos purificadores de ar em versão spray não dão conta do recado. Sem falar que, em alguns casos, a composição química desses produtos pode ser tóxica para o animal.

Então, para evitar o cheiro de cachorro no ambiente, o melhor a fazer é manter a limpeza em dia — tanto da casa quanto do cão! No entanto, caso fique algum odor impregnado, uma boa solução é recorrer a velas específicas para aromatizar o ambiente.

UTILIZE DESINFETANTES

Principalmente no caso de xixi fora do lugar, o desinfetante será indispensável, já que o produto elimina 99% das bactérias do ambiente.

No entanto, atenção: siga corretamente as instruções do rótulo e nunca utilize uma dosagem maior do que a indicada, pois esses produtos também podem contaminar os pets. Inclusive, no momento da limpeza, procure mantê-los longe da área.

FAÇA UM NEUTRALIZADOR DE ODORES

Já vimos que não dá para mascarar o cheiro de cachorro no ambiente, certo? Entretanto, é possível neutralizar os odores com produtos específicos e que não sejam tóxicos para os animais.

A receita é certeira: em uma xícara de água, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio e duas de vinagre branco e, com isso, você terá um poderoso neutralizador caseiro. Agora é só borrifar pela casa e pronto!

Falando em receitas caseiras, o truque do amido de milho também é implacável. Salpique um pouco do produto nas áreas mais afetadas — como sofás, tapetes e carpetes — e deixe agir por alguns minutos. O pó “sugará” os odores dos tecidos e aí é só retirar o excesso e finalizar a limpeza normalmente.

Viu só? Para tirar cheiro de cachorro do ambiente basta acertar o cronograma de limpeza, ter alguns truques caseiros na manga e ficar de olho no comportamento dos pets.