O mês de agosto nem acabou, mas a temperatura já ultrapassou a média registrada no mesmo período dos últimos 30 anos. Só para se ter uma ideia, a média é de 34,5º, mas neste ano o ‘calorão’ superou. Os tocantinenses estão convivendo com uma temperatura que pode chegar a 39º.
Os dados são do meteorologista da Universidade do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral. Ele informou que a variação climatológica registrada desde o início do ano já indicava que o ano não seria nada fácil.
“Este mês está acima da normal climatológica. O fenômeno El Niño inibiu as chuvas e contribuiu para o aumento da temperatura”, explica ele.
O tocantinense sente na pele, literalmente, o sol forte e a alta temperatura desta época. As sombrinhas são usadas pela maioria dos pedestres. Afinal, o corpo precisa estar protegido. Muita gente tenta se refrescar com picolé ou sorvete. Inclusive, tem gente se dando bem com o calor. É a empresária Vanessa Alcântara. Dona de uma sorveteria em Palmas, ela não tem do que reclamar.
“Percebemos um aumento em relação aos meses anteriores e está fluindo. O calor está nos beneficiando”, argumenta.