Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
As temperaturas no Tocantins devem diminuir nos próximos dias. Conforme o meteorologista e professor da Universidade do Tocantins (Unitins), José Luís Cabral, a temperatura máxima no Estado já caiu dois graus. “A temperatura máxima já caiu praticamente dois graus em todo o Estado devido a essa variação da nebulosidade”, explicou em conversa com a Gazeta na manhã desta sexta-feira, 27.
José também afirma que a umidade dor ar também aumentou. “A umidade relativa do ar, principalmente, nas regiões do centro-sul também deu uma melhorada. Estava tendo um índice de 12%, 11%, ontem já foi para mais de 20%”, contou.
Segundo o professor, a perspectiva para os próximos dias é que continue assim. “Muita variação da nebulosidade, o sol vai aparecer, pancadas de chuva poderão acontecer a tarde, vai melhorar a umidade”, reforçou.
“O fato é que temos um sistema meteorológico atuando e está permitindo essa entrada de umidade aqui para dentro. Minha preocupação não é que chova hoje ou amanhã, mas é que o período chuvoso que a climatologia projeta é que seja um período de chuvas irregulares. Assim, é bom que a atmosfera comece a mudar, mas a preocupação maior é para as próximas três semanas”, advertiu José Luís Cabral.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão do tempo para Palmas é de 39 graus com mínima de 24.
O professor também afirmou que chuvas isoladas devem ocorrer em algumas regiões do Estado durante o final de semana.