Escolas falam das vantagens de antecipar a interação social entre as crianças

O número de crianças com idades entre 0 e 3 anos que frequentam a escola no país aumentou, passando de 36% em 2022 para 38,7% em 2023. O dado divulgado recentemente é da Síntese de Indicadores Sociais 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostra uma nova tendência educacional: a ida mais cedo para a sala de aula. Mas será que essa mudança é positiva?

No Brasil, as crianças devem iniciar na educação básica a partir dos quatro anos de idade, ou seja, este é o limite para que elas sejam matriculadas em uma instituição de ensino. No entanto, nada impede que as escolas ofereçam turmas mais novas e que os pais já comecem esse processo de enviá-las à escola antes da obrigatoriedade. A dúvida de muitos é se isso é benéfico ou não para as crianças.

Em Palmas, por exemplo, o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa) oferece turmas já a partir do terceiro ano de vida dos pequenos e o resultado tem sido positivo, como explica a diretora, Cláudia Cristiane de Andrade. “Às vezes, os pais pensam que não vale a pena porque as crianças são muito novas para darem início ao aprendizado de conteúdos como português e matemática e realmente são. Não é isso que se propõe nessa idade. No início da primeira infância, as crianças recebem diversos estímulos na escola para que desenvolvam habilidades motoras e sociais, bem como a disciplina. O conteúdo em si é introduzido de forma lúdica, através de brincadeiras, mas não é o mais importante”, afirma.

Ainda segundo a diretora, o principal nessa fase da vida é a socialização. “Convivendo com outras crianças, os pequenos vão aprendendo a lidar com conflitos e se tornam mais fortes, e quando realmente chegar a hora da alfabetização, já estarão mais maduros e poderão focar melhor no aprendizado. A longo prazo, além dessas crianças lidarem melhor com a rotina de estudantes, a gente percebe que frequentar a escola mais cedo traz benefícios durante toda a vida delas, resultando inclusive em um melhor desempenho escolar futuramente”, acrescenta a educadora, que faz um alerta para que os pais reservem sempre um tempo para interagir com as crianças mesmo que elas já estejam frequentando a escola. Afinal, uma coisa não supre a outra e, na infância, a atenção dos pais é fundamental.