A folia em Gurupi entrou no terceiro dia com muita animação que ficou por conta das bandas regionais Keyte Araújo, Kaçula Mil Wolts, Chico Chokolate e dos cantores Higor e Isaac Rodrigues. A atração nacional foi a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, que arrastou uma multidão atrás do trio.

O circuito neste domingo, 19, foi palco para a irreverência já que muita gente fez questão de caprichar na fantasia para entrar na avenida. Além disso, o corredor da folia recebeu o tradicional desfile de blocos que trouxe temas como a valorização dos Indígenas, da cultura afro-brasileira, e também a alegria do retorno da festa carnavalesca.

O corpo de jurados formado por Demy Brito, atriz e diretora de teatro; Gilberto Gomes de Amorim, pedagogo; e Neto Amorim, membro da Academia Gurupiense de Letras, tiveram como missão avaliar os blocos julgando os critérios como animação, evolução, originalidade e também o conjunto. “O Carnaval de Gurupi é uma festa que tem história e que precisa desse movimento pra gente resgatar e também continuar com o que temos, como ser o melhor Carnaval do Tocantins. O que queremos ver aqui é isso!”, disse Gilberto Gomes de Amorim.

Desfile Blocos

Estão na competição três blocos tradicionais da cidade. O Pega pra Capá, que esse ano destacou no figurino as cores vermelho e branco e músicas que falavam de amor, união e alegria. O bloco já tem 28 anos de tradição e já coleciona 9 vitórias.

Gilmar Mendes, um dos organizadores do bloco, conta que esse ano eles se surpreenderam com a estrutura e organização do Carnaval da cidade. “A Prefeitura de Gurupi está de parabéns esse ano pela organização. Tivemos um desfile tranquilo, organizado, com respeito. Antigamente a gente tinha muita dificuldade. O que a gente queria mostrar com o desfile, acho que conseguimos mostrar a alegria que existe no nosso Carnaval e no nosso bloco”, disse.

Foi também para a avenida o bloco Os Enforcados, que já soma 37 anos de tradição. Teve como personagens principais a rainha do Carnaval tetra campeã, Claudenira Almeida, e o Rei Momo Roh Barros. O tema fez referência a luta do reconhecimento dos povos originários e da cultura afro-brasileira.

O bloco Tô Nem Aí também esteve na avenida desfilando com muita animação. Afastado da folia gurupiense por dez anos, o bloco voltou com muita alegria ao Carnaval de Gurupi

Ainda durante o desfile, servidores e secretários da Prefeitura de Gurupi desfilaram, junto com convidados. O momento também contou com a participação do grupo Glow Produções, que com fantasias e com personagens de robôs de led encantaram a multidão.

Terceira noite

O momento mais esperado da noite foi a apresentação da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, que já estiveram em Gurupi outras vezes. “Já estávamos com saudade daqui. E voltar no Carnaval é muito bom. Fazer um show em cima do trio é diferente do que estamos habituados, mas conseguimos nos adaptar bem, mesclar o repertório”, disse João Bosco.

Vinicius também acredita que a experiência da participação em outros carnavais é o ingrediente para deixar a folia ainda mais animada. “Estamos preparados, vai ser um show maravilhoso, já fizemos circuito Barra-Ondina, é esse retorno do Carnaval já está com força total”, contou animado.

Encerrando a programação deste domingo, o DJ Meu nome é Vaca, que agitou quem estava no túnel, montado na estrutura do Carnaval de Gurupi.

Programação

20/02/2023 (Segunda-feira)

Matinê (Veneza)

16 Horas

Grupo Amigos do Samba

Matinê Infantil (Parque Mutuca)

16 Horas

Luciana Lucena

Letícia Melo

Circuito da Folia – Av. Pará

21 Horas

Banda Brotos

Circuito da Folia – Av. Pará

23 Horas

Babado Novo

Circuito da Folia – Av. Pará

00h30

Banda Skema do Brasil

Circuito da Folia – Av. Pará

02 Horas

Grupo Nu Pagodje

21/02/2023 (Terça-feira)

Circuito da Folia – Av. Pará

20 Horas

Pedro Henrique e Eduardo

Circuito da Folia – Av. Pará

21 Horas

Banda Pagode Vip Moral

Circuito da Folia – Av. Pará

22 Horas

Humberto e Ronaldo

Circuito da Folia – Av. Pará

00 Horas

Will Oliveira