Um homem de 22 anos de idade, suspeito de praticar um crime de homicídio, na cidade de Xambioá, em janeiro de 2021, foi preso por policiais civis e militares na manhã desta quinta-feira, 27, na cidade de Nova Olinda.

A ação realizada  foi comandada pelo delegado Márcio Lopes da Silva e faz parte da Operação “Hórus”, que visa combater crimes praticados nas cidades tocantinenses que fazem divisa com outras unidades da federação.

 A prisão do investigado ocorreu depois que os policiais civis da 23ª DP, de Xambioá, cidade onde o crime foi cometido, obtiveram informações de que o suspeito estaria residindo na cidade de Nova Olinda. De posse das informações, os agentes foram até a cidade e após localizar o homem, efetuaram a prisão do mesmo em cumprimento a mandado de prisão preventiva.

O preso é em tese, autor de  assassinato, vitima foi morta com golpes de faca e por fim disparo de arma de fogo, a vítima Douglas Pereira da Silva de 29 anos, fato ocorrido no dia 10 de janeiro de 2021, por volta das 21 horas, em Xambioá. As investigações apontaram que durante o crime, o indivíduo preso hoje agiu junto com outros dois homens que já foram devidamente identificados e também indiciados.

Motivação

Conforme apurado durante a investigação, a vítima foi assassinada porque uma semana antes de ser morta teria furtado uma arma pertencente à facção criminosa da qual integravam os três indiciados. Concluída a investigação, a qual resultou no indiciamento por homicídio dos três suspeitos que se encontravam foragidos, a Polícia Civil representou pela decretação da prisão preventiva de todos, medida que foi aceita pela justiça.

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o homem preso foi recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As investigações terão continuidade para que a Polícia Civil possa localizar e efetuar as prisões dos outros dois envolvidos no crime.

Operação Hórus

Durante a etapa da Operação Hórus, que é vinculada ao Ministério da Justiça e que está sendo realizada na cidade de Xambioá e demais municípios circunvizinhos, um grande efetivo de policiais civis e militares está atuando de forma conjunta no sentido de combater os crimes que ocorrem na região de fronteira entre os estados do Tocantins e Pará.

Até o momento já foram realizadas dezenas de abordagens a veículos em, atitude suspeita e também incursões e locais já previamente mapeados pela Polícia Civil, onde há uma maior incidência de crimes. A referida operação visa apreender drogas, armas de fogo, veículos roubados ou furtados e também localizar foragidos da Justiça.