Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão mais uma oportunidade para testar os conhecimentos no 3º Simulado do Enem que acontece no próximo sábado, 3. O teste é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem com o intuito oferecer treinamento aos estudantes em uma prova elaborada nos mesmos moldes do exame oficial.

O simulado é composto por 80 questões e os estudantes contam com 4 horas seguidas para finalizá-lo. A prova permite que estudantes façam uma autoavaliação, treinem e ganhem ritmo para o exame oficial. Para participar é necessário se cadastrar no site www.geekiegames.com.br. Além de ter acesso à nota obtida imediatamente após a realização do simulado, o estudante poderá verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso ou universidade em que deseja ingressar.

Isabela Barros concluiu o ensino médio em 2015, no Centro de Ensino Médio de Taquaralto, e fará o simulado deste sábado. Para ela, o teste é uma chance de confirmar se está preparada para o Enem 2016. “Acho importante verificar se estou indo no caminho certo e em que áreas preciso melhorar para alcançar uma boa nota e chegar ao meu objetivo que é entrar na universidade”, conta.

O simulado

Nesta edição do simulado, a quantidade de questões inéditas é de cerca de 75% do total da prova. Os participantes que realizarem a avaliação pelo aplicativo Android poderão visualizar um ranking que mostra o posicionamento da nota do aluno frente aos outros candidatos que escolheram o mesmo curso.  Para auxiliar os alunos na preparação para o Enem, o MEC disponibiliza às escolas os relatórios de desempenho dos estudantes que fizeram os simulados, permitindo a elaboração de aulas com enfoque nos resultados obtidos.

Fonte: Ascom/ Seduc