O prazo para os eleitores que não compareceram ao primeiro turno da Eleição Suplementar para governador do Tocantins justificarem a ausência termina nesta sexta-feira (3). Quem não foi as urnas e ainda não apresentou justificativa deve ir ao cartório eleitoral com formulário de justificativa preenchido, documento de identificação com foto e o título de eleitor.
Para os eleitores ausentes do segundo turno, o prazo para justificar ausência às urnas segue até o dia 23 de agosto. Quem faltou nos dois precisa apresentar justificativas separadas.
Quem não se justificar fica em débito com a Justiça Eleitoral. Isso impede o eleitor peça qualquer documento que necessite quitação eleitoral, como passaporte e também que se inscreva em concursos públicos, renove matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo, além do pagamento de multa.
Caso o eleitor não vote, justifique e nem pague as multas por três eleições consecutivas, o seu título de eleitor será cancelado.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 306 mil pessoas que deixaram de votar no primeiro turno. Na segunda votação, outras 355 mil não compareceram às urnas.