Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Com aproximadamente 20 mil habitantes, a “Terra das Dianas”, como é conhecida a cidade de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins, comemora neste domingo, 26,  134 anos de criação.

O município começa sua história em 1750 quando foi criado o povoado Minas de Tapuias, em uma região indígena. Quando as primeiras habitações foram construídas, surgiu o Arraial de São José do Duro que virou em 1854 Distrito da Paz.

Em 26 de agosto de 1884 o distrito foi elevado para a catergoria de vila e a data ficou marcada como sendo a de fundação do local.

As ruas da cidade são cheias de histórias a tradições do povo aque ali vive. O nome Dianópolis é uma homenagem às senhoras que moravam na região e eram conhecidas como Custodianas, ou apenas Dianas.

Serras Gerais em Dianópolis – Reprodução Google Imagens

Dianópolis ficou conhecida também por uma história contada no livro O Tronco, do escritor Bernardo Elis, de 1967, onde moradores relatam o massacre de nove pessoas que podem ter sido enterrados em uma  praça, hoje conhecida como Praça da Capelinha. Posteriomente O Tronco virou um longa metragem.

A cidade possui diversos pontos turísticos dentre eles, lagos, cavernas e praias de água doce. Uma das mais conhecidas é a Praia de Manoel Alves, que possui águas cristalinas e refrescantes a atrai turistas de todos os lugares do Estado e do outros locais.

Praia Manoel Alves em Dianópolis – Reprodução Google Imagem 

Poço de água cristalina em Dianópolis – Reprodução Google Imagens