Em uma ação de rastreio nas escolas da Capital no mês de maio, foi detectado 98 casos de Covid. Devido as confirmações, três escolas suspenderam as aulas. O aumento dos casos acende o alerta do aumento das transmissões da doença e a necessidade da vacinação de crianças e adolescentes.
Foram realizados 981 testes em seis escolas pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus).
A pasta não informou quais unidades foram atendidas com as testagens, mas foram feitos em unidades públicas e particulares.
Como o uso da máscara se tornou facultativo em Palmas, a transmissão do vírus se torna mais fácil, por isso a vacinação de crianças e adolescentes é tão necessária, principalmente, com a volta das aulas presenciais.
Em caso de algum sintoma gripal, é recomendado que alunos, professores ou funcionários das escolas realizem a testagem rápida nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Imunização
A vacinação contra Covid-19 em Palmas está disponível para o público a partir de 5 anos de idade. A programação da vacinação é divulgada semanalmente. Para completar o esquema vacinal de crianças de cinco a 11 anos são necessárias duas doses. Já o público acima de 12 anos precisa de três doses.
Aulas suspensas
Na última semana, o Colégio Marista de Palmas também precisou suspendeu as aulas, durante um dia, após casos de Covid-19 serem confirmados. Foi realizada uma testagem dos estudantes autorizados e colaboradores, mas a escola não divulgou o número de confirmações.
No início de maio, o Colégio Elizângela Glória Cardoso, ficou quase uma semana fechada, após identificar 75 pessoas infectadas pela Covid-19.