Equipe Gazeta do Cerrado

A partir deste sábado, 12, até o dia 31 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas fará ações para alertar e orientar a população sobre a prevenção da sífilis. A Infecção Sexualmente Transmissível (IST) tem cura e pode ser tratada gratuitamente nos centos de saúde.

As ações serão realizadas em toda a Capital. Além de testes rápidos que poderão ser feitos em todas as unidades de saúde, profissionais também farão na frente de boates, em praias e universidades de Palmas.

Segundo o Ministério da Saúde, palmas está entre os 100 municípios prioritários.

Conforme a Prefeitura, todos os 24 centros de saúde do município oferecerão teste rápido para o diagnóstico da infecção.

De acordo com a Coordenação Técnica de Doenças Infectocontagiosas da Semus, apenas em 2018 foram diagnosticados 588 casos de sífilis, sendo 373 casos de sífilis adquirida, 166 de sífilis gestacional e 49 de sífilis congênita.

Nos primeira seis meses de 2019, já foram registrados 279 casos confirmados. São 202 de sífilis adquirida, 63 gestacional e cinco congênita.

Confira a programação:

2 de outubro (sábado)

  • CSC Jardim Taquari – Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C)

14 de outubro (segunda-feira)

  • CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV) – Sala de espera com gestantes abordando a sífilis adquirida, gestacional e congênita com psicólogo

15 de outubro (terça-feira)

  • CSC Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) – Roda de conversa sobre IST (sífilis) e testagem rápida. Palestras nos pontos de atendimentos Jaú, Coqueirinho, Vão do Lajeado e Leão de Judá.

16 e 30 de outubro (quartas-feiras)

  • CSC Eugênio Pinheiro – Palestra sobre IST com enfoque na sífilis e testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, além de várias atividades com o tema ‘Qualidade de Vida’

17 de outubro (quinta-feira)

  • Unitins – Projeto Sexualidade Responsável fará testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C) com orientações de prevenção contra IST, panfletagem, orientações individuais e em grupo, distribuição de preservativos, além de encaminhamentos dos casos positivos (solicitação de exames e encaminhamento para CSC de referência)

18 de outubro (sexta-feira)

  • CSC Valéria Martins (Arse 122) – Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C)
  • CSC José Hermes (Setor Sul) – Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C)

19 de outubro (sábado)

  • Das 19 às 00 horas – Mobilização da população em frente ao bar Mujica e em frente à boate Lanterna com intuito de promoção da saúde (distribuição de insumos de prevenção – camisinha e gel lubrificante, informações referentes às IST e sobre testagem rápida)

21 de outubro (segunda)

  • Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na Empresa Elmo Engenharia

21 e 23 de outubro (segunda e quarta)

  • CSC Arno 42 (405 Norte) – Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C)

24 de outubro (quinta-feira)

  • CSC José Lúcio (Lago Sul) – Dia D do Outubro Rosa com palestras, Orientações, PCCU e teste rápido (HIV, sífilis, hepatite B e C)
  • CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV) – Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C) no período noturno

24 e 25 de outubro (quinta e sexta)

  • CSC Liberdade (Jardim Aureny III) – Dia D de Luta contra a Sífilis no CSC Liberdade

29 e 30 de outubro (terça e quarta)

  • Praia das Arnos – Testagem rápida para ISTs na praia das arnos em parceria com a Casa
  • 8 de Março para MESP-Palmas também estudantes e mulheres da comunidade

30 e 31 de outubro (quarta e quinta)

  • CSC José Luiz Otaviani – Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C)

31 de outubro (quinta)

UFT – das 17 às 22 horas – Semana Acadêmica Integrada ‘1º Seminário do Campus Palmas’ – O Projeto Sexualidade Responsável fará Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C) na Unitins com orientações de prevenção contra IST, panfletagem, orientações individuais e em grupo, distribuição de preservativos, além de encaminhamentos dos casos positivos (solicitação de exames e encaminhamento para CSC de referência).