Foto – Divulgação
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza nesta quarta-feira (21) um mutirão de testagem de HIV, sífilis e hepatites para marcar o Dia D Contra ISTs na UFT. Os testes são gratuitos, rápidos e o resultado sigiloso. Os exames serão realizados no andar térreo da biblioteca do campus de Palmas das 8h30 às 20h30.
As ISTs são infecções transmitidas principalmente pelo contato sexual, mas que também podem contaminar a partir da gestação ou amamentação. Anteriormente conhecidas como DSts, doenças sexualmente transmissíveis, as infecções tiveram mudança na terminologia para destacar a possibilidade de transmissão mesmo sem sinais e sintomas.
Principais sintomas de ISTs
Segundo o Ministério da Saúde (MS), as ISTs podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, ou até mesmo por dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.
É necessário observar o corpo durante a higiene pessoal e fazer testes para identificar os sinais e iniciar o tratamento ainda no estágio inicial. Se não forem tratadas, algumas ISTs podem levar a complicações como infertilidade, câncer e morte.
Fonte – g1 to