(Foto: Weslene Rocha)

Devido à forte chuva ocorrida no final da tarde desta sexta-feira, 10, parte do teto do Palmas Shopping cedeu, causando vazamento em diferentes pontos do estabelecimento. O shopping irá reabrir apenas neste sábado, às 10 horas. Varias quadras da Capital ficaram sem energia como, 603 norte, 108 sul, 103 sul, 1.204 sul, entre outras. A Gazeta publicou em sua página do Facebook um vídeo gravado após o desabamento do teto. Assista aqui.

Outros problemas também assolaram a Capital por causa da chuva. Houve um excessivo une de água, dificultando a vida dos motoristas. Raios e trovões formam frequentes durante a tempestade.

A Climatempo, estação climática que monitora o clima de Palmas, registrou precipitação de 53,2 milímetros com ventos de 57,96 km/h. Segundo a empresa, a Capital marcou umidade relativa do ar co variação de 59 94%.

Resposta da Energisa

Em nota, a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica em Palmas, informou que todas as equipes estão mobilizadas pra restabelecer o serviço de energia nas quadras afetadas no menor tempo possível.

Raios
O Tocantins é o estado com maior densidade de quedas de raios no País e Palmas é a quinta cidade com maior risco de óbito por causa deste tipo de fenômeno. Segundo levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no Tocantins caem 17,1 raios por quilômetro quadrado. O estudo foi divulgado no dia 25 de setembro deste ano.

Somente na rede elétrica, 16 mil ocorrências de falta de energia por causa de descarga atmosféricas foram registradas pela concessionária Energisa no Tocantins em 2016. De janeiro a agosto deste ano, foram 22.200 ocorrências da mesma natureza.

Texto: Brener Nunes

Com informações do Jornal do Tocantins