Foto – Divulgação

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Tocantins (NIS-TJTO) alerta a servidores do Poder Judiciário e a população em geral sobre como se proteger e recuperar sua conta, em caso de Instagram Hackeado.

De acordo com o NIS, para conseguir o acesso a conta os suspeitos enviam mensagens para a vítima no chat do Instagram, com informações, por exemplo, sobre promoções de hotéis, restaurantes, lojas e serviços. Solicitam dados pessoais (nome, e-mail, telefone) para encaminhar o link da promoção. Em seguida, pedem que a vítima informe o número do suposto protocolo de sorteio enviado para o SMS. Na verdade, trata-se do link de redefinição de senha do próprio Instagram da vítima que o suspeito utiliza para invadir a conta.

Alertas importantes

Para ajudar a manter suas contas de redes sociais seguras, o NIS alerta que os usuários podem seguir as seguintes dicas:

1 – Ative a verificação de dois fatores por meio de app autenticador (por exemplo: Google ou Microsoft Authenticator, Duo Mobile o 1Password);
2 – Não deixe visível ao público seu número de telefone e desvincule do Instagram;
3 – Não compartilhe códigos recebidos por SMS, seja do Instagram, WhatsApp e outras redes sociais;
4 – Desabilite a autenticação em dois fatores por SMS e Whatsapp;
5 – Proteja seu e-mail vinculado à conta;
6 – Para recuperar a conta, siga as orientações do Instagram, no link.

Para inserir a autenticação de dois fatores no Instagram: acesse Configurações » Segurança » Autenticação de dois fatores. Nesse caso, siga as instruções mostradas na tela e insira o código de confirmação do app de autenticação para concluir.

Para obter mais informações sobre a autenticação de dois fatores e como usá-la, visite a Central de Ajuda do Instagram, clicando no link.

Fonte – TJTO