Na noite desta terça-feira, 27, dois homens foram presos em flagrante por transporte ilegal de substância tóxica, no km 160 da BR-153, em Araguaína. Eles foram presos durante uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a PRF, os homens apresentaram comportamento suspeito durante o procedimento, fazendo o retorno com o veículo em que estavam. Eles foram acompanhados pela polícia e abordados 2 km depois do ponto inicial.
Durante a fiscalização, foram encontrados cerca de 200 litros de substância toxica similar a veneno herbicida conhecido como “tordon”. Questionados sobre a origem do produto, um dos homens que estavam no veículo afirmou que produziu a substância e que estava levando-a para Nova Olinda, onde iria negociar um com comprador que conheceu na tarde de terça-feira, em Araguaína.
O condutor do veículo, de 50 anos , era tio do suposto produtor do herbicida e afirmou que não tem envolvimento com o veneno apreendido, apenas estava dirigindo o veículo.
O homem de 30 anos que assumiu ser responsável pelo produto ilegal, estava com tornozeleira eletrônica presa em sua perna, ao serem consultados seus dados pessoais, observou-se que o mesmo já foi preso pelo mesmo crime ambiental.
Diante dos fatos, restou caracterizado o crime ambiental de comercializar e transportar produto ou substância tóxica ilegal. Os suspeitos foram presos em flagrante e, juntamente com os objetos ilícitos, foram encaminhados para Central de Flagrantes de Araguaína.