O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa anunciou investimentos durante a entrega das obras de ampliação do Colégio Militar Dona Anaídes Brito Miranda, na manhã desta segunda-feira, 20, em Guaraí.
A ampliação da unidade educativa foi possível devido a recursos na ordem de R$ 3 milhões oriundos do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Agora, o colégio possui 10 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, salas de professores, financeiro, direção, secretaria, auditório, refeitório e uma quadra poliesportiva coberta.
O colégio atende 390 estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental e ensino médio. Além das aulas regulares, a unidade também conta com uma sala de reforço e quatro rampas que facilitam o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção. “Esta escola agora tem 390 alunos matriculados. Vamos unir o ensino pedagógico e a disciplina dos militares. Isso é bom para a sociedade”, afirmou o Governador.
O secretário da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Fábio Vaz, anunciou que a partir do dia 1º de fevereiro de 2022, as aulas serão 100% presenciais nas escolas públicas de ensino do Estado. “Nossos alunos estão há dois anos sem aulas convencionais, dia 1º de fevereiro retomaremos todas as aulas presenciais no Tocantins e acredito que nossa equipe escolar esteja preparada. Agora, nossa parte é organizar o futuro”, destacou o secretário, reforçando o pagamento das progressões de 2015 e 2016 na próxima folha.
O secretário também destacou a luta da comunidade escolar durante a reforma da escola. “Durante a reforma muita coisa aconteceu, fomos para prédio alugado, e não tinha segurança adequada. Nesse meio tempo houve a mudança do colégio convencional para a estrutura militar e esta parceria vem fazendo muito bem a comunidade e com esta reforma a unidade pode chegar a 420 alunos. Quando você tem uma boa estrutura, isso é revertido em qualidade educacional”, finalizou.
A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, afirmou que o colégio também atenderá estudantes de municípios vizinhos. “Você nem sabe como vai ser útil para a comunidade guaraiense. Adolescentes de outras cidades vêm estudar aqui. Isso aqui vai ser maravilhoso e vamos dar condições para cada vez mais pessoas ter acesso a esta escola”, comentou a prefeita.