A Gazeta do Cerrado levantou junto ao PROCON os dados das empresas mais reclamadas do Tocantins este ano. Os dados mostram que ao todo foram 4.907 reclamações.
O ranking mostra a Brasil Telecom no topo com 1147 reclamações, seguida pela Claro com 806, depois a Energisa com 631 reclamações.
Em seguida estão: Brasil Telecom, a Companhia de Saneamento com 464, a Telefônica Brasil com 379, o Bradesco com 298, a Tim Celular com 224, a Caixa econômica Federal com 222 e o Banco BMG com 197.
Veja os dados deste ano abaixo:
Em 2019 no mesmo período o número de reclamações foi de 8.495, número bem maior.
Veja abaixo os dados das 10 mais reclamadas do ano passado:
Impactos da pandemia e como denunciar
O Superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, explica que a redução nos números de reclamação registrados no órgão se dá em razão da suspensão do atendimento presencial em todos os núcleos instalados no Estado, em virtude da Pandemia provocada pelo Covid-19. Viana observa ainda que no Tocantins os consumidores têm o hábito de fazer suas reclamações na modalidade presencial.
Em razão da Pandemia, o gestor do Procon ressaltou que o órgão criou uma plataforma, “Faça sua reclamação aqui”, para receber as demandas dos consumidores e registrá-las no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Outro fator que justifica a redução no número de atendimento presencial no Procon é que enquanto a plataforma “Faça sua reclamação aqui” estava em fase de teste, o consumidor, incentivado pela instituição, passou a usar o portal do Governo Federal www.consumidor.gov. Quanto ao ranking de fornecedores mais reclamados, Walter Viana notou que as empresas que aparecem na estatística são as mesmas.
Viana ressalta ainda que a equipe de fiscalização está trabalhando das 8h às 18h para atender as denúncias. O consumidor pode utilizar o Disque 151 ou nosso Whats Denúncia 992166840 para denunciar.
Caso Energisa
Os Procon Tocantins mostram que a Energisa aqui no estado subiu da 5ª para a 3ª em empresas que maiores reclamações.
Em 2019 a concessionária ocupava o 5º lugar com 971 reclamações
Em 2020 a concessionária ocupa o 3º lugar com 631 reclamações
Os dados mostram que mesmo com menos reclamações em 2020, se comparados os números do mesmo período do ano passado, no entanto a Energisa ocupa o 3º lugar por conta das reclamações registradas até 25 de junho deste ano.
O que diz a Energisa
A Energisa informa que tem atuado para resolver as demandas de seus clientes no menor tempo possível. A empresa reforça que, embora as agências estejam fechadas neste momento de pandemia, a empresa aperfeiçoou os atendimentos realizados pelos canais digitais, por meio do whatsapp da Gisa, do aplicativo Energisa On e do site energisa.com.br, pelos quais os clientes conseguem solicitar todos os serviços necessários.
Por fim, a empresa reforça que investiu cerca de R$ 1,2 bilhão nos últimos quatro anos como forma de aumentar a qualidade dos serviços fornecidos e melhorar o atendimento dos 604 mil clientes no Tocantins.