Equipe tocantinense de canoagem – Foto – Associação de Canoagem de Porto Nacional
Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, a delegação tocantinense formada por 20 atletas e membros da comissão técnica, mostrou a força do esporte estadual em Lagoa Santa-MG, no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A Associação de Canoagem de Porto Nacional disputou a competição nacional com a sua equipe de alto rendimento e garantiu 32 medalhas para o Tocantins nas provas individuais e em equipes.
Um dos destaques da competição ficou por conta do quarteto feminino tocantinense, formado pelas atletas Edileia Matos, Gabriela Machado, Jennifer Rayelle e Síria Priscila, que conquistou ouro em duas provas, sendo as mais rápidas nos 200 metros. Já o masculino conquistou prata e bronze.
Mais do que pódios, o Campeonato Brasileiro trouxe para a Síria Priscila Mendes Reis, um legado de superação. “Para mim foi uma superação e ao mesmo tempo surpresa porque a competição foi muito dura. Me senti totalmente preparada, teve uma evolução muito grande em relação ao Brasileiro do ano passado. Estou feliz por representar a minha cidade Porto Nacional e o meu Estado”, destacou a atleta que também conquistou a medalha de prata no K1 (caiaque individual) nos 200 metros.
Uma das revelações da edição do ano passado, Sebastião Lima, de apenas 12 anos, em 2023, o jovem atleta conquistou o vice-campeonato nos 200 metros infantil, a prova mais veloz da modalidade. “Eu treinei bastante para chegar aqui e conquistar a minha medalha que eu sempre quis”, destacou o atleta.
A competição promovida pela Confederação Brasileira de Canoagem foi realizada entre os dias 20 e 25 de setembro e contou com a participação de 436 atletas representando 43 equipes de todo o Brasil. A competição era classificatória para formação da delegação que vai disputar o Campeonato Sulamericano. A Associação de Canoagem de Porto Nacional também teve uma atleta convocada para o Sulamericano, a gaúcha Gabriela Machado, recentemente transferida para a canoagem tocantinense.
Fonte – Ascom Seju