O município de Tocantínia tem mais casos de covid que seus vizinhos e a circulação do vírus aumentou nas aldeias

O município de Tocantins, onde há várias aldeias indígenas, tem 86 casos de Covid confirmados, segundo o Boletim. Destes casos 41 estão na zona urbana e 42 nas aldeias.

Quatro pessoas estão internadas. Na cidade um indígena ancião morreu após complicações com Covid.

Boletim do DSEI

De acordo com o DSEI, todos os novos casos são no Polo Base Indígena de Tocantínia. Não foi informado se todos os pacientes estão na mesma aldeia ou em pontos diferentes da reserva.

Ainda segundo o boletim, atualmente há 216 casos confirmados de Covid-19 entre indígenas tocantinenses e duas mortes.

O Distrito informou que aguarda resultados para 35 casos considerados suspeitos, sendo cinco na reserva de Tocantínia e outros 30 na região de Formoso do Araguaia, sul do estado.

Entre os pacientes confirmados, 79 estão recuperados. Os exames de 89 indígenas que estavam com suspeita da doença deram negativo.

Morte de ancião

O ancião João Sõzê, de 89 anos morreu por complicações da doença, no domingo (12).De acordo com o boletim médico, ele foi internado no dia 1º de julho no Hospital Regional de Miracema com febre e astenia. A família afirma que os sintomas tinham começado cinco dias antes.

Em Tocantínia decretos estão em vigor além disso barreira sanitária chegou a ser montada nos acessos da cidade. A situação dos indígenas preocupa.

Vizinhos

Tocantinia tem mais casos que Miracema , cidade vizinha que registrou até agora 56 casos confirmados com pelo menos 40 recuperados.

Lajeado, outra cidade vizinha, registrou até agora seis casos confirmados sendo um recuperados.

 

A prefeitura de Tocantínia divulgou ainda ações de fiscalização em bares e estabelecimentos e medidas para tentar conter o avanço do vírus na cidade, o que depende diretamente das atitudes da população.