Equipe Gazeta do Cerrado
O Tocantins completa 30 anos nesta sexta-feira,5, e os jornalistas também foram protagonistas neste processo de criação do mais novo Estado da federação.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais, Sindjor, presidido por Alexandra Bacelar fez uma homenagem aos jornalistas Pioneiros que contaram em vídeo algumas histórias e relembraram o papel da comunicação e do Jornalismo na implantação do Estado.
Dentre os depoimentos está o da jornalista Ivonete Mota que relembrou: “O jornalismo no Tocantins é muito anterior a criação do Estado, ele inclusive foi responsável por esse debate, ocorrer esse debate de ideias da separação do estado do então norte de Goiás”
A jornalista também comentou a respeito da criação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins.
“No momento que o Estado estava sendo criado, as suas instituições estavam sendo implementadas, um grupo de jornalistas também começou a se movimentar para criar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins” , disse.
Entre os depoimentos também está o do jornalista Junior Veras, ele também falou a respeito da implantação do Estado.
“Em 30 anos, só tenho a dizer que houve uma evolução gigantesca, até poucos anos depois de ter criado o Estado, apenas duas emissoras de TV operavam no Estado”, contou.
Veras também relembrou as dificuldades que os jornalistas passavam no inicio do Tocantins: “A gente despachava as matérias que a gente fazia para TV no porta-malas de ônibus, as vezes acontecia do ônibus quebrar ou atolar, no período chuvoso, a fita chegava em Goiânia, na edição, três, quatro dias depois”, afirmou.