Equipe Gazeta do Cerrado

O Tocantins chega ás vésperas dos seus 33 anos com cenário de desaceleração da pandemia. Atualmente, são 33% das UTIs ocupadas e o Estado começa o processo de transformar as UTIs Covid em convencionais.

São 103 pessoas internadas no momento pela doença e 3225 com o vírus ativo. Por outro lado, 3794 tocantinenses perderam a vida desde o início da pandemia.

224.819 mil tocantinenses tiveram a Covid e 217.800 se recuperaram.

Vacinação

O Estado tem até agora 33,17% da população imunizada totalmente contra a Covid. O Estado recebeu 2.006.340 milhões de doses de vacinas e aplicou 1.513.997 milhão.

Setembro

O Estado do Tocantins encerrou setembro com a sequência de queda nos números de casos e óbitos pela covid-19, completando um ciclo de cinco meses consecutivos em baixa. As informações são do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), averiguadas nesta sexta-feira, 1° de outubro.

Segundo o apurado pela equipe técnica do Integra Saúde, em setembro, foram registrados 4.692 novos casos da covid-19. Em todo o Tocantins, houve uma redução de 39,9% em relação ao mês de agosto, quando se contabilizou 7.809 novos registros da doença.

A queda também foi verificada nos óbitos. Em setembro, foram 50 mortes, enquanto em agosto foram registrados 106, uma redução de 53% de um mês para o outro. “São números que nos deixam muito otimistas em relação ao fim do ciclo crítico, pelo qual passamos no enfrentamento à covid-19. A redução nos deixa mais seguros para seguirmos com o retorno de algumas atividades já programadas, como as cirurgias eletivas e a permissão de acompanhantes dentro de nossas unidades hospitalares, por exemplo”, destacou o titular da SES, Edgar Tollini.

Segundo o técnico da área de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), Ullannes Passos Rios, “por determinação da Gestão, temos a preocupação de monitorar estes dados diariamente e emitir relatórios que, por sua vez, servem de base para as tomadas de decisão de forma segura. Isso influencia positivamente na qualidade da assistência aos usuários do SUS”, afirmou.

Importante frisar a sequência de queda no registro de casos: maio (19.774), junho (17.715) e julho (11.298). A redução de óbitos se deu da seguinte forma: maio (355), junho (305) e julho (159).

Veja os dados de vacinação