O Acordo de Cooperação entre o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi publicado na terça-feira, 30, no Diário Oficial da União. O objetivo desse acordo é estabelecer uma cooperação técnica e científica entre as instituições, promovendo as ações que visam o desenvolvimento do Estado do Tocantins, por meio da ampliação e aprimoramento do conhecimento geológico-geofísico.
Essa parceria institucional pretende garantir o desenvolvimento de ações coordenadas com vistas ao apoio de pesquisas e estudos de temas relacionados com as áreas de geologia, geoquímica, geofísica, engenharia agrícola e outras correlatas, bem como ao setor mineral do Tocantins, além do intercâmbio laboratorial, treinamento pessoal e publicação técnico-cientifica no campo das geociências, com o intuito de alavancar o potencial mineral do Estado.
O prazo de vigência deste acorde é de quatro anos. Segundo o com diretor de geologia e mineração da Ameto, geólogo Otton Nunes Pinheiro, essa parceria é importante na sua vital contribuição para a integração de atividades, sinergia de competências, eficiência nos processos e elaboração de um planejamento estratégico robusto.
Para o chefe do núcleo de Palmas do SGB, doutor Marcelo Ferreira, esse acordo irá proporcionar a união técnica e científica de ambos os órgãos. “A parceria garantirá o conjunto de pesquisas em mapeamento geológico básico, levantamentos aerogeofísicos e geoquímicos, bem como de engenharia agrícola e outras áreas correlatas para o desenvolvimento do setor mineral, industrial e, consequentemente, socioeconômico. Confirmando o compromisso do Governo do Tocantins em sinergia com o Governo Federal em desempenhar um Plano de Estado plurianual robusto e estruturante, que irá fomentar o setor mineral do Estado do Tocantins a curto, médio e longo prazo”, ressaltou.
O presidente da Ameto, general Marco Martin comemorou e enalteceu a parceria que será benéfica para o Tocantins. “Em conjunto, a Ameto e o SGB desempenharão ações essenciais na promoção de um setor mineral mais sustentável, eficiente e alinhado com as melhores práticas para melhorar ainda mais a qualidade as informações geológicas para atrair mais investidores para o Tocantins”.