De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quarta-feira, 29, a qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica no Tocantins é um dos melhores do país. Entre todas as distribuidoras de energia com mais de 400 mil consumidores, o estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional. O levantamento analisa o desempenho e eficiência de todas as distribuidoras com relação aos limites e indicadores preestabelecidos pelo órgão regulador.
O resultado mostra que, mesmo com a alta intensidade de descargas atmosféricas no Estado e desafios geográficos, a empresa conseguiu manter um excelente desempenho na qualidade de distribuição de energia elétrica para os mais de 651,7 mil clientes, distribuídos em todos os 139 municípios tocantinenses.
Para se ter uma ideia, somente em 2022 foram registrados mais de 3,4 milhões de raios que caíram no Tocantins. Ainda em 2022 o Tocantins registrou um volume de chuvas de 1.548 mm³, representando um aumento em relação ao ano anterior. Descargas atmosféricas e fortes tempestades, acompanhadas de ventanias, são eventos climáticos causadores de problemas diversos que afetam a interrupção de energia elétrica em todo o país. Os dados são do NetClima, que realiza monitoramento, análise e previsão de eventos meteorológicos, em parceria com a Energisa, a partir de informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A colocação de destaque no Ranking da Aneel também é diretamente atribuível aos significativos investimentos da Energisa no Estado, que ultrapassaram a quantia de R$ 2,7 bilhões em quase nove anos de operação. Apenas no ano de 2022, a empresa investiu mais de R$ 364 milhões na região, um aumento de 50% em relação ao valor investido no ano anterior (R$ 243 milhões). Em 2023, serão investidos cerca de R$ 401,8 milhões na distribuição de energia do Tocantins.
Para o Diretor-Presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, é um grande orgulho a colocação da empresa no Ranking da Aneel. Além dos investimentos no Estado, ele também destacou o trabalho de todos os profissionais da empresa, que atuam em equipe, e se reflete neste reconhecimento. “Essa conquista é o resultado de muito trabalho, que envolve investimentos significativos em nosso sistema elétrico, novas tecnologias e, principalmente, em pessoas. Temos uma equipe de colaboradores altamente dedicados e capacitados, que trabalham incansavelmente para garantir um serviço cada vez melhor e com isso a satisfação dos nossos clientes. Cada investimento que fazemos no Tocantins é uma demonstração clara de nosso compromisso em oferecer energia elétrica de qualidade e confiabilidade para todos os tocantinenses”, completou.
De acordo com a gerente lojista, Kattyanne Pereira Araújo, é perceptível a melhoria na qualidade de distribuição de energia no Estado. Ela destacou também que os canais de atendimento disponíveis têm facilitado o acesso a demandas junto a Energisa. “Antigamente a gente via as quedas de energia com muito mais frequência. Hoje já temos uma segurança maior, pois não é comum ficar sem eletricidade. Outro ponto positivo são os canais de atendimento. Outro dia realizei uma solicitação e na mesma hora ela já foi resolvida por uma das equipes da Energisa”, disse.