O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se por videoconferência com representantes da iniciativa privada Estônia Hub, nesta quarta-feira, 26, para discutir sobre o modelo de governo digital adotado no país europeu. A reunião teve como objetivo buscar novas alternativas para modernizar a gestão pública do Tocantins, através do meio digital, atendendo à realidade local. A Estônia é referência mundial em Governo Digital.
“Esse intercâmbio vai contribuir muito para o nosso território. Pela nossa realidade, enfrentamos algumas dificuldades no que se refere ao mundo digital, haja vista que nosso território é extenso. Portanto, é de suma importância que possamos analisar os modelos aplicados no país referência nessa área e ver o que mais se adéqua para o Tocantins. Assim, estamos na busca de melhorar ainda mais a nossa rede digital, o que possibilitará mais proximidade do povo com nossa gestão de Governo”, afirmou o Chefe do Executivo.
A Estônia é conhecida mundialmente por sua experiência em governo digital, sendo considerada um exemplo de sucesso na implantação de sistemas eletrônicos para a prestação de serviços públicos e transações on-line no setor público. Durante a videoconferência, os representantes da entidade privada compartilharam suas experiências, apresentaram soluções tecnológicas aplicáveis à realidade tocantinense e convidaram o governador e a equipe para uma visita técnica no país e também na Finlândia.
Para o presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), Alírio Felix Martins Barros, a troca de informações pode possibilitar o avanço do Estado do Tocantins no que se refere ao Governo Digital. “A ideia do governador é acelerar o processo de digitalização no Estado. A Estônia sendo a referência mundial hoje nos deixa otimistas e, nossa ideia, é que possamos olhar para as melhores práticas e então adotá-las”, comentou Alírio.
Estônia como referência
Localizada no norte da Europa, a Estônia é um dos países bálticos, possuindo uma população de 1,3 milhão de habitantes, sendo conhecida como Vale do Silício da tecnologia na Europa. Após a independência da URSS em 1991, o país iniciou um processo rápido de reforma e desenvolvimento econômico. Hoje em dia, é considerada a nação mais avançada digitalmente do mundo, apresentando um crescimento anual expressivo e acelerado na renda per capita, aumentando de cerca de US$ 1.190 para US$ 27.900, um valor 23 vezes maior entre 1993 e 2021.
A Estônia tem recebido atenção mundial graças a diversas realizações, como seu ecossistema de governo digital que oferece 99% dos serviços públicos on-line, o sistema tributário mais competitivo do mundo pelo nono ano consecutivo (OCDE), o melhor sistema educacional do mundo ocidental e a maior quantidade de startups unicórnio per capita na Europa.
Fotos: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins